Comportamento estratégico organizacional e a prática de gerenciamento de resultados nas empresas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i1.2389Palavras-chave:
Estratégias Competitivas, Gerenciamento de Resultados, Tipologias Estratégicas, Empresas Brasileiras.Resumo
O comportamento estratégico organizacional interfere na competitividade, no desempenho e na expansão empresarial, ao passo que a discricionariedade dos gestores sobre as escolhas contábeis pode ser prejudicial para a reputação organizacional no mercado de capitais, podendo atenuar os conflitos de agência. A inquietação da pesquisa relaciona-se à possibilidade de que o comportamento estratégico organizacional pode ser transformado em atitudes oportunistas da gestão que contemplam similaridades estratégias de agressividade, criatividade, flexibilidade e proatividade. O objetivo do estudo foi verificar o efeito dos diferentes comportamentos estratégicos organizacionais sobre o comportamento oportunistas dos gestores em práticas de gerenciamento de resultados mediante escolhas contábeis. A amostra da pesquisa foi constituída de 78 empresas dos segmentos de bens industriais, consumo não-cíclico e materiais básicos. Os resultados indicam que as firmas com comportamento estratégico de agressividade e criatividade, pelas características estratégicas prospectora e/ou analisadora, tendem a apresentar comportamentos similares sobre as escolhas contábeis oportunistas pelo uso da discricionariedade, realizando práticas de gerenciamento de resultados com objetivo de apresentar maiores lucros. Os resultados apontam que os diferentes comportamentos estratégicos organizacionais provocam comportamentos oportunistas que se refletem em práticas de gerenciamento de resultados. Os achados sugerem que: a) empresas com estratégias de diferenciação e inovação transferem a agressividade do mercado competitivo para as práticas oportunistas de contabilidade; b) empresas com estratégias de liderança em custo são menos proativas para práticas de gerenciamento de resultados; c) empresas da tipologia prospectora e analisadora, de comportamento agressivo, tendem ao gerenciamento de resultados para melhorar os lucros, por outro lado, aquelas de tipologia defensora apresentam efeito oposto.
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