Capacidades de inovação em serviços: um estudo nos supermercados em Santa Catarina

Autores

  • Marcelo Augusto Menezes Deluca UNIVALI
  • Cláudio Reis Gonçalo Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Deosir Flavio Lobo Castro Junior Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Maurício Fernandes Pereira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i1.2400

Palavras-chave:

Capacidade Inovativa, Diferenciação de Serviços, Desempenho.

Resumo

O objetivo desta pesquisa consiste em analisar as relações entre as capacidades inovativas, diferenciação de serviços e o desempenho organizacional. Foram pesquisadas as evidências teóricas relativas as organizações que desenvolvem elementos inovadores  e melhorar o desempenho organizacional, quando mediadas pela diferenciação de serviços. A metodologia utilizada foi o estudo bibliográfico acerca das variáveis da capacidade inovativa organizacional, os elementos da diferenciação de serviços e os itens de controle do desenvolvimento organizacional. A partir dos estudos teóricos foram possíveis desenvolver 10 proposições destas relações. Sendo as propostas: i) Capacidades inovativas têm relação positiva com desempenho; ii) Capacidades inovativas têm relação positiva com Diferenciação de Serviços na dimensão Processos; iii) Capacidades inovativa têm relação positiva com Diferenciação de Serviços na dimensão Pessoas; iv) Capacidades inovativa têm relação positiva com Diferenciação de Serviços na dimensão Ambientes; v)  Diferenciação de Serviços na dimensão Processos tem relação positiva com o desempenho. vi) Diferenciação de Serviços na dimensão Pessoas tem relação positiva com o desempenho; vii) Diferenciação de Serviços na dimensão Ambientes tem relação positiva com o desempenho; viii) Capacidades inovativa têm relação positiva com o desempenho mediado pela diferenciação de serviços em sua dimensão Pessoas; ix) Capacidades inovativa têm relação positiva com o desempenho mediado pela diferenciação de serviços em sua dimensão Processos; e x) Capacidades inovativa têm relação positiva com o desempenho mediado pela diferenciação de serviços em sua dimensão Ambiente.

 

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Biografia do Autor

Marcelo Augusto Menezes Deluca, UNIVALI

Doutorando em Adminstração - UNIVALIMestre em Adminstração - UFSCGraduado em Administração - UFSC

Cláudio Reis Gonçalo, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutor

Deosir Flavio Lobo Castro Junior, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Doutor em Administração e Turismo - UNIVALIMestre em Administração - UDESC/ESAGGraduado em Administração - UFSC

Maurício Fernandes Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor

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Publicado

01.03.2017

Como Citar

Deluca, M. A. M., Gonçalo, C. R., Castro Junior, D. F. L., & Pereira, M. F. (2017). Capacidades de inovação em serviços: um estudo nos supermercados em Santa Catarina. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 16(1), 38–53. https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i1.2400

Edição

Seção

Artigos