Da estratégia clássica à estratégia como prática: uma análise das concepções de estratégia e de estrategistas

Autores

  • Eduardo Guedes Villar Universidade Federal do Paraná
  • Silvana Anita Walter Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Loreni Maria dos Santos Braum Universidade Nove de Julho - Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i1.2409

Palavras-chave:

Estratégia, Estrategista, Vertentes Teóricas.

Resumo

Este ensaio teórico objetivou analisar as concepções de estratégia e de estrategistas segundo diferentes vertentes: clássica, evolucionária, processual, sistêmica e estratégia como prática. Identificou-se que a concepção de estratégia varia entre as abordagens em relação a aspectos como influências teóricas, conceito de estratégia, finalidade da estratégia, protagonistas, processo estratégico, formação das estratégias, prazo para implementação e níveis de análise. A concepção de estrategista se modifica em relação à posição hierárquica, nível de racionalidade, função e atuação. Sobre temporalidade, formalização e racionalidade destaca-se que, em uma perspectiva evolucionária, há uma maior ênfase nas decisões limitadas de curto prazo, enquanto que, na clássica, a estratégia é constituída no longo prazo, com disponibilidade plena de racionalidade. O nível de análise pode direcionar a abrangência da pesquisa, haja vista que, na perspectiva da estratégia como prática, não poderá se limitar à narrativa do gerente de alto escalão e necessitará explorar a contribuição de todos os envolvidos no processo de fazer estratégia. Em contrapartida, uma visão evolucionária necessita explorar a realidade macroeconômica como diagnóstico para a formulação estratégica. Conclui-se que as concepções de estratégia e estrategista de acordo com cada vertente têm implicações diferentes para atuação de pesquisadores, docentes e gestores.

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Biografia do Autor

Eduardo Guedes Villar, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Administração - FURB. Doutorando em Administração na Universidade Federal do Paraná.

Silvana Anita Walter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestre em Administração - FURB. Doutora em Administração – PUC/PR. Professora dos cursos de Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração e Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Loreni Maria dos Santos Braum, Universidade Nove de Julho - Uninove

Mestre em Ciências Contábeis - FURB. Professora do curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Doutoranda em Administração na Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

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Publicado

01.03.2017

Como Citar

Villar, E. G., Walter, S. A., & Braum, L. M. dos S. (2017). Da estratégia clássica à estratégia como prática: uma análise das concepções de estratégia e de estrategistas. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 16(1), 08–21. https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i1.2409

Edição

Seção

Perspectivas