Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortiva

Autores

  • Thiago Coelho Soares Unisul
  • Gisele Mazon Unisul

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i4.2419

Palavras-chave:

SkandiaNavigator, Capacidade Absortiva, Indicadores de Desempenho.

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar a implantação do SkandiaNavigator como uma ferramenta de gestão em um programa de cursoslatu sensude ensino a distância como fator avaliativo da capacidade absortiva. O SkandiaNavigator se baseia no conceito de capital intelectual para articular recursos, capacidades e competências organizacionais, assim foi utilizado para mensurar a capacidade absortiva da IES no tocante ao curso lato sensu Ead.O SkandiaNavigator consiste em trinta indicadores divididos em sete áreas, sendo o foco financeiro referente aos resultados ocorridos e os focos nos clientes, nos recursos humanos e nos processos voltados ao que ocorre no momento na empresa. Os focos restantessão referentes à capacidade de renovação e de desenvolvimento da organização que permitiriam vislumbrar o futuro da empresa.Utilizou-se drivers de mudança institucional no SkandiaNavigator como forma de mensurar a capacidade absortiva da IES no tocante ao latu sensu de ensino a distância. Ao mensurar nas áreas: financeiras; cliente; processos internos; renovação e desenvolvimento; humanos;capital intelectual; e eficiência do capital intelectual, procurou-se verificar a capacidade da IES para aprender e implementar de novos conhecimentos. Como resultado da pesquisa se considera adequado o uso do SkandiaNavigator é uma ferramenta que pode auxiliar na mensuração da capacidade absortiva da instituição.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Coelho Soares, Unisul

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Curso de Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Gisele Mazon, Unisul

Doutoranda em Administração pela Univali. Analista Acadêmica da Unisul.

Downloads

Publicado

01.12.2016

Como Citar

Soares, T. C., & Mazon, G. (2016). Autoavaliação e seus drivers de mudança institucional baseado na capacidade absortiva. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 15(4), 77–90. https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i4.2419

Edição

Seção

Artigos