Mensuração do comportamento estratégico a partir da cultura organizacional: um estudo em lojas de Shopping Centers
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i4.2347Palavras-chave:
Comportamento Estratégico, Cultura Organizacional, Shopping Centers.Resumo
Esta pesquisa apresenta como objetivo geral mensurar o comportamento estratégico a partir dos estilos de cultura organizacional, à luz dos modelos de Paz e Mendes (2001) e Miles e Snow (2003). Quanto aos procedimentos metodológicos, o presente estudo é classificado como do tipo explicativo, de natureza quantitativa, conduzido por meio de uma survey analítica. A amostra utilizada foi do tipo probabilística, aleatória simples, composta por 286 gestores lojistas de 6 shoppings centers da cidade de Natal. Através de uma análise de regressão múltipla, foram identificadas nas organizações estudadas o predomínio do estilo cultural empreendedor. Em relação ao comportamento estratégico, identificou-se um perfil transitando entre o estilo analítico e prospector. Estes resultados indicaram uma forte influência do estilo cultural na definição do posicionamento estratégico das organizações. De forma conclusiva, a pesquisa confirma as suposições da teoria quando apontam para uma necessidade de se promover um alinhamento do posicionamento estratégico da organização com a sua cultura organizacional.
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