Mensuração do comportamento estratégico a partir da cultura organizacional: um estudo em lojas de Shopping Centers

Autores

  • Miler Franco Danjour Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Bruno Campelo Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Miguel Eduardo Moreno Añez Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Afrânio Galdino de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i4.2347

Palavras-chave:

Comportamento Estratégico, Cultura Organizacional, Shopping Centers.

Resumo

Esta pesquisa apresenta como objetivo geral mensurar o comportamento estratégico a partir dos estilos de cultura organizacional, à luz dos modelos de Paz e Mendes (2001) e Miles e Snow (2003). Quanto aos procedimentos metodológicos, o presente estudo é classificado como do tipo explicativo, de natureza quantitativa, conduzido por meio de uma survey analítica. A amostra utilizada foi do tipo probabilística, aleatória simples, composta por 286 gestores lojistas de 6 shoppings centers da cidade de Natal. Através de uma análise de regressão múltipla, foram identificadas nas organizações estudadas o predomínio do estilo cultural empreendedor. Em relação ao comportamento estratégico, identificou-se um perfil transitando entre o estilo analítico e prospector. Estes resultados indicaram uma forte influência do estilo cultural na definição do posicionamento estratégico das organizações. De forma conclusiva, a pesquisa confirma as suposições da teoria quando apontam para uma necessidade de se promover um alinhamento do posicionamento estratégico da organização com a sua cultura organizacional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miler Franco Danjour, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Bruno Campelo Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Miguel Eduardo Moreno Añez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Afrânio Galdino de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

01.12.2016

Como Citar

Danjour, M. F., Medeiros, B. C., Añez, M. E. M., & Araújo, A. G. de. (2016). Mensuração do comportamento estratégico a partir da cultura organizacional: um estudo em lojas de Shopping Centers. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 15(4), 12–27. https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i4.2347

Edição

Seção

Artigos