Modelo construtivista para apoiar o processo de gestão da Universidade Federal de Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i2.2309Palavras-chave:
Ensino Superior, Universidades, Avaliação do Desempenho, Metodologia MCDA-C.Resumo
As instituições de ensino superior possuem impacto direto na promoção do crescimento econômico e desenvolvimento social do ambiente em que se inserem, seus resultados são esperados por governos, empresários e sociedade, surgindo assim a necessidade de ferramentas de gestão capazes de apoiar os processos decisórios. Neste contexto o presente estudo possui como indagação central Como um Modelo de Avaliação de Desempenho pode contribuir para o processo de gestão do Campus de Araguína da Universidade Federal do Tocantins (UFT)? Para responder ao questionamento tem-se como objetivo a estruturação de um modelo multicritério de avaliação de desempenho para apoiar a gestão do Campus Araguaína da Universidade Federal de Tocantins. O estudo de caso desenvolvido possui caráter exploratório de abordagem quali-quantitativa com coleta de dados primários e secundários. O instrumento de intervenção utilizado foi a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C), que atende os fundamentos da avaliação de desempenho como instrumento de apoio à decisão. Foram identificados 8 objetivos estratégicos, operacionalizados por 134 indicadores de desempenho, destes 33 encontram-se em desempenho comprometedor, evidenciando a necessidade de intervenção. O modelo facilitou a visualização desta situação e disponibilizou processo para a proposição de ações de melhorias, permitindo o monitoramento e o aperfeiçoamento da situação atual.
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