Desempenho social e financeiro de pequenas e médias empresas: modelo conceitual de causa e efeito

Autores

  • Jose Elenilson Cruz Professor do Instituto Federal de Brasília (IFB); doutorando do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Brasília (UnB).
  • Rafael Barreiros Porto Professor do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Brasília (Unb).

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i2.2266

Palavras-chave:

Desempenho social e financeiro, estratégia empresarial, pequenas e médias empresas.

Resumo

Desempenho social empresarial pode ser entendido com uma medida de mensuração de eficiência das interações mantidas pelas empresas com seus stakeholders principais. Sua avaliação tem resultado em avanços nas pesquisas e em implicações gerenciais. Um de seus temas centrais, o estudo da relação entre desempenho social e financeiro, tem como foco tradicional empresas de capital aberto, fato que revela na literatura uma lacuna em termos de objeto. Investigar pequenas e médias empresas justifica-se pela relevância econômica e social delas e pelas novas evidências que podem vir desses estudos. Após revisão da literatura, este texto apresenta um modelo conceitual composto por proposições de pesquisa para serem testados por futuros estudos empíricos que desejem responder a seguinte questão: em pequenas e médias empresas existem relações de causa e efeito entre desempenho social e financeiro? O teste das proposições sugeridas neste texto pode revelar, dentre outros resultados, as categorias do desempenho social de PMEs mais afetadas por um desempenho financeiro superior, conforme estabelecido pelas premissas da teorica slack-resources; se o impacto dessas categorias sobre o desempenho financeiro é qualificado pela forma de gestão, confirmando pressupostos da teoria good management, ou se não há diferenças significativas entre o desempenho social de PMEs com desempenho financeiro superior e o de PMEs com desempenho financeiro inferior, revelando a existência fatores não financeiros que também influenciam o desempenho social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.06.2016

Como Citar

Cruz, J. E., & Porto, R. B. (2016). Desempenho social e financeiro de pequenas e médias empresas: modelo conceitual de causa e efeito. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 15(2), 60–70. https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i2.2266

Edição

Seção

Artigos