Desempenho social e financeiro de pequenas e médias empresas: modelo conceitual de causa e efeito
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i2.2266Palavras-chave:
Desempenho social e financeiro, estratégia empresarial, pequenas e médias empresas.Resumo
Desempenho social empresarial pode ser entendido com uma medida de mensuração de eficiência das interações mantidas pelas empresas com seus stakeholders principais. Sua avaliação tem resultado em avanços nas pesquisas e em implicações gerenciais. Um de seus temas centrais, o estudo da relação entre desempenho social e financeiro, tem como foco tradicional empresas de capital aberto, fato que revela na literatura uma lacuna em termos de objeto. Investigar pequenas e médias empresas justifica-se pela relevância econômica e social delas e pelas novas evidências que podem vir desses estudos. Após revisão da literatura, este texto apresenta um modelo conceitual composto por proposições de pesquisa para serem testados por futuros estudos empíricos que desejem responder a seguinte questão: em pequenas e médias empresas existem relações de causa e efeito entre desempenho social e financeiro? O teste das proposições sugeridas neste texto pode revelar, dentre outros resultados, as categorias do desempenho social de PMEs mais afetadas por um desempenho financeiro superior, conforme estabelecido pelas premissas da teorica slack-resources; se o impacto dessas categorias sobre o desempenho financeiro é qualificado pela forma de gestão, confirmando pressupostos da teoria good management, ou se não há diferenças significativas entre o desempenho social de PMEs com desempenho financeiro superior e o de PMEs com desempenho financeiro inferior, revelando a existência fatores não financeiros que também influenciam o desempenho social.
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