As instituições informais e a partilha do conhecimento: o efeito mediador da identidade social e a confiança organizacional

Autores

  • Erendira Fierro Moreno Universidad Autónoma del Estado de México
  • Wendy Ovando Aldana Aldana Universidad Autónoma del Estado de México

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i2.2296

Palavras-chave:

Informal Institutions, Knowledge, Social identity, Organizational Trust, Emerging Economies.

Resumo

O objetivo deste artigo científico é determinar em que medida a identidade social e a confiança organizacional medeiam a relação entre as instituições informais e o intercâmbio de conhecimento. Com base na revisão da literatura e contando com a perspectiva teórica do neo-institucionalismo sociológico e a teoria de recursos e capacidades a hipótese de pesquisa foi formulada. Através de um mexicano organizações do setor transeccional e público através de estudo de percepção de 252 servidores públicos a hipótese foi testada. Realizou-se análise multivariante. Os resultados confirmam a importância das instituições informais que legitiman o desempenho das organizações mas não garantem sua eficiência real. Não obstante, a investigação mostra que mediante o gerenciamento interviniente de recursos valiosos (identidade social e confiança organizacional) se ajuda a explodir as oportunidades e a neutralizar as ameaças do ambiente se gerando novas capacidades: o intercâmbio de conhecimento.

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Biografia do Autor

Erendira Fierro Moreno, Universidad Autónoma del Estado de México

Profesora e investigadora Facultad de Economía Universidad Autónoma del Estado de México

Wendy Ovando Aldana Aldana, Universidad Autónoma del Estado de México

Profesora e investigadora Facultad de Economía Universidad Autónoma del Estado de México

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Publicado

01.06.2016

Como Citar

Moreno, E. F., & Aldana, W. O. A. (2016). As instituições informais e a partilha do conhecimento: o efeito mediador da identidade social e a confiança organizacional. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 15(2), 8–21. https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i2.2296

Edição

Seção

Perspectivas