Internacionalização de periódicos científicos brasileiros: estudo de caso à luz da teoria de redes e da teoria institucional

Autores

  • Felipe Mendes Borini Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
  • Jackeline Ferreira Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i4.2252

Palavras-chave:

Periódicos Científicos, Internacionalização, Teoria Institucional, Teoria das Redes

Resumo

O artigo questiona sobre o desafio da internacionalização dos periódicos científicos brasileiros da área de administração. O objetivo do artigo é analisar como duas teorias, que na última década ganharam grande espaço para explicar a internacionalização de empresas, a saber a teoria das redes e institucional, ajudam a compreender a internacionalização dos periódicos, e como a análise do fenômeno da internacionalização dos periódicos levanta novas proposições para o processo de internacionalização quando analisado por essas duas perspectivas teóricas. A fundamentação teórica está embasada na teoria de redes, e no ambiente institucional. Por meio de uma metodologia de pesquisa qualitativa, buscou-se entender qual é a inserção da revista na rede e qual é a compreensão que o editor tem em relação ao ambiente institucional e como esse entendimento conduz ao processo de internacionalização. Percebe-se como resultado uma forte pressão do ambiente institucional do país de origem e uma baixa inserção dos periódicos nas redes. Os resultados levantam o desafio de uma política articulada das instituições dos países de origem e internacionalização dos periódicos. Isso edifica a importância de uma intersecção entre a teoria do ambiente institucional combinada com a teoria das redes de negócios para explicar o movimento de internacionalização de unidades de negócios, a saber, os periódicos acadêmicos.

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Biografia do Autor

Felipe Mendes Borini, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Doutor em Administração pela FEA/USP. Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Gestão Internacional (PMDGI) da ESPM. Professor da Universidade de São Paulo (FEA/USP) na área de Administração Geral.

Jackeline Ferreira, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Mestre em gestão de negócios internacionais pela Escola Superior de Propaanda e Marketing - ESPM

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Publicado

01.12.2015

Como Citar

Borini, F. M., & Ferreira, J. (2015). Internacionalização de periódicos científicos brasileiros: estudo de caso à luz da teoria de redes e da teoria institucional. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 14(4), 24–40. https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i4.2252

Edição

Seção

Artigos