“Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: um estudo sobre a construção de sentidos em estratégia

Autores

  • Fábio Figueiredo Biselli ITM Channel Marketing
  • Maria José Tonelli Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV)
  • André Luis Silva Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV)

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i4.2243

Palavras-chave:

Estratégia como prática, Construcionismo social, Sentidos em estratégia.

Resumo

Este estudo sugere o construcionismo social como abordagem metodológica útil na compreensão da estratégia enquanto uma prática social. Para esse propósito, são apresentados os resultados da análise de entrevistas conduzidas com proprietários, sócios de empresas e executivos, sobre os sentidos atribuídos às práticas de estratégia em suas organizações. O objetivo foi investigar como praticantes da estratégia constrõem o entendimento sobre o que é estratégia, sobre como ela é criada nas organizações, e sobre quem são os envolvidos nesta criação. Os resultados mostraram uma diversidade de entendimentos para os temas “o que é estratégia” e “como a estratégia é criada”. Concluiu-se que a valorização social da palavra estratégia foi um fator decisivo para sua difusão, especialmente entre pequenas empresas, pois o uso da palavra estratégia legitima os membros de uma organização a demonstrarem que atuam como bons gestores e dá sentido a ações que sempre existiram no espaço organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Figueiredo Biselli, ITM Channel Marketing

Mestre em Administração pela FGV/EAESP.

Maria José Tonelli, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV)

Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP. Professora titular da FGV/EAESP e coordenadora do Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas (NEOP).

André Luis Silva, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV)

Doutor em Administração de Empresas pela FGV/EAESP. Professor da FGV/EAESP e pesquisador do Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas (NEOP).

Downloads

Publicado

01.12.2015

Como Citar

Biselli, F. F., Tonelli, M. J., & Silva, A. L. (2015). “Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”: um estudo sobre a construção de sentidos em estratégia. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 14(4), 07–23. https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i4.2243

Edição

Seção

Perspectivas