Conceitos de estratégia na visão dos estudantes de administração

Autores

  • Leonardo Fagundes Bragança Fucape Business School
  • Emerson Wagner Mainardes Fucape Business School
  • Rozélia Laurett Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i3.2163

Palavras-chave:

Estratégia. Conceito de estratégia. Percepção de conceitos de estratégia. Relação entre conceitos de estratégia. Compreensão sobre estratégia.

Resumo

O conceito de estratégia possui concepções diversas, o que pode ocasionar assimetria entre como a estratégia é conceituada e como é praticada. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo identificar, a partir dos doze conceitos apresentados por Mainardes et al (2011), qual conceito de estratégia é mais percebido pelos estudantes da graduação em administração como sendo o que melhor define estratégia. Para se alcançar esses objetivos, realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva e com corte transversal, com base na amostra de 134 respondentes em três unidades de uma rede de ensino situada na região da Grande Vitória – Espírito Santo.  Os resultados encontrados indicam que os conceitos “Estratégia envolve toda a empresa” e “Estratégia é o desenvolvimento de planos, políticas e práticas para atingir os objetivos da empresa” foram os mais identificados pelos estudantes como sendo o significado do termo estratégia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Fagundes Bragança, Fucape Business School

Possui graduação em administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998). Atualmente é docente da Rede Doctum de Ensino. Tem experiência na área de administração de Empresas, especialização em Gestão e Tecnologia de Serviços e Negócios do Petróleo Gás Natural e Mestrado em Administração na área de Gestão Estratégica.

Emerson Wagner Mainardes, Fucape Business School

Professor Associado e Pesquisador da FUCAPE Business School, é doutor em Administração para Universidade da Beira Interior (UBI - Covilhã/Portugal - 2010), possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica pelo CEFET/PR (1993), especialização em Administração pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2000) e mestrado em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2007). Atua nos seguintes temas: Marketing de Serviços, Inovação e Estratégia. É coordenador do Centro de Estudos em Marketing e Estratégia da FUCAPE Business School. Pertence ao Comitê Científico da Rome Business School. É pesquisador convidado do NECE - Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, centro de pesquisa da UBI. É pesquisador associado e presidente no Brasil da International Association on Public and Nonprofit Marketing (IAPNM). É editor chefe da Brazilian Business Review (BBR).

Rozélia Laurett, Fucape Business School

Mestranda em Administração de Empresas pela FUCAPE Business School.

Downloads

Publicado

01.09.2015

Como Citar

Bragança, L. F., Mainardes, E. W., & Laurett, R. (2015). Conceitos de estratégia na visão dos estudantes de administração. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 14(3), 75–92. https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i3.2163

Edição

Seção

Artigos