Modelo de negócio: uma abordagem evolutiva no setor de SVA sob a ótica do Método Canvas

Autores

  • Fábio Luiz Zandoval Bonazzi Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Dimaria Silva e Meirelles Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i3.2071

Palavras-chave:

Modelo de negócios, Business Model Canvas, Serviço de valor agregado – SVA, Estudo de caso.

Resumo

Este estudo objetivou analisar e descrever o modelo de negócios da empresa Movile e sua forma de criação e captura de valor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com foco empírico, baseada em um estudo de caso único realizado por meio de entrevista, análise documental e observações indiretas da empresa. O estudo permitiu analisar a concepção do modelo de negócio atual da empresa com base em todo em seu processo evolutivo delineado pelas alterações vivenciadas pelo segmento de serviço de valor agregado – SVA na última década, além de inferir sobre sua participação na cadeia de valor no setor de telecomunicações e descrever as nove dimensões de seu modelo de acordo com o Business Model Canvas – BMC (OSTERWALDER E PIGNEUR, 2010). Como contribuição teórica destaca-se a aproximação de antigos autores como Penrose (2006) e Chandler Jr. (2000) com o tema modelo de negócio, bem como o dinamismo que os mesmos puderam fornecer à ferramenta CANVAS, essencialmente caracterizada como um método estático, a partir da discussão do processo evolutivo organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.09.2015

Como Citar

Bonazzi, F. L. Z., & Silva e Meirelles, D. (2015). Modelo de negócio: uma abordagem evolutiva no setor de SVA sob a ótica do Método Canvas. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 14(3), 32–48. https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i3.2071

Edição

Seção

Artigos