Identificação e categorização dos stakeholders de um clube de futebol profissional brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i3.2067Palavras-chave:
Stakeholder, Categorization, ID.Resumo
Considerando que um passo inicial para a gestão do stakeholders é a identificação e categorização desses atores, o estudo buscou responder à questão de pesquisa: como os dirigentes dos clubes de futebol profissional brasileiros identificam seus stakeholders e os classificam quanto à saliência? O marco teórico utilizado foi a Teoria dos Stakeholders, desenvolvida por Freeman (1984) e outros pesquisadores. O método usado foi o proposto por Almeida et al. (2000), que avalia a saliência por meio dos conceitos de poder, legitimidade e urgência, conforme o estudo de Mitchell et al. (1997). Foram feitas duas proposições, relativas ao contexto dos clubes de futebol brasileiros: uma, de que a urgência percebida pelos dirigentes no atendimento às reinvindicações de um stakeholder será alta quando sua legitimidade for alta e outra de que os stakeholders mais salientes para os dirigentes serão aqueles com legitimidade alta. Foram pesquisados os stakeholders segundo a percepção dos dirigentes da Sociedade Esportiva Palmeiras. Três tipos de stakeholders foram classificados como exigentes (patrocinadores, parceiros e o atual parceiro para a construção do novo estádio – arena) e três como dependentes (os associados, os atletas do futebol profissional e a mídia em todas as suas formas). Outros stakeholders identificados foram classificados como irrelevantes, entre eles os torcedores e as torcidas organizadas. Pode-se dizer que, no caso específico desses dirigentes do clube de futebol em questão, a tendência é pela aceitação das duas proposições.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.