Identificação e categorização dos stakeholders de um clube de futebol profissional brasileiro

Autores

  • João Paulo Lara de Siqueira da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Flávio Pajanian Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Renato Telles Mestrado em Administração da Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i3.2067

Palavras-chave:

Stakeholder, Categorization, ID.

Resumo

Considerando que um passo inicial para a gestão do stakeholders é a identificação e categorização desses atores, o estudo buscou responder à questão de pesquisa: como os dirigentes dos clubes de futebol profissional brasileiros identificam seus stakeholders e os classificam quanto à saliência? O marco teórico utilizado foi a Teoria dos Stakeholders, desenvolvida por Freeman (1984) e outros pesquisadores. O método usado foi o proposto por Almeida et al. (2000), que avalia a saliência por meio dos conceitos de poder, legitimidade e urgência, conforme o estudo de Mitchell et al. (1997). Foram feitas duas proposições, relativas ao contexto dos clubes de futebol brasileiros: uma, de que a urgência percebida pelos dirigentes no atendimento às reinvindicações de um stakeholder será alta quando sua legitimidade for alta e outra de que os stakeholders mais salientes para os dirigentes serão aqueles com legitimidade alta. Foram pesquisados os stakeholders segundo a percepção dos dirigentes da Sociedade Esportiva Palmeiras. Três tipos de stakeholders foram classificados como exigentes (patrocinadores, parceiros e o atual parceiro para a construção do novo estádio – arena) e três como dependentes (os associados, os atletas do futebol profissional e a mídia em todas as suas formas). Outros stakeholders identificados foram classificados como irrelevantes, entre eles os torcedores e as torcidas organizadas. Pode-se dizer que, no caso específico desses dirigentes do clube de futebol em questão, a tendência é pela aceitação das duas proposições.

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Biografia do Autor

João Paulo Lara de Siqueira, da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Mestrado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração de Empresas e Contabilidade da USP (2000) e doutorado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (2004). Atualmente é professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão do Esporte da Universidade Nove de Julho - PMPA-GE/UNINOVE.

Flávio Pajanian, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professor da Universidade Nove de Julho - UNINOVE e mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão do Esporte, da Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Renato Telles, Mestrado em Administração da Universidade Paulista - UNIP

Mestrado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração de Empresas e Contabilidade da USP (2000) e doutorado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (2004). Atualmente é professor do Programa de Mestrado  em Administração da Universidade Paulista - UNIP

Publicado

01.09.2015

Como Citar

de Siqueira, J. P. L., Pajanian, F., & Telles, R. (2015). Identificação e categorização dos stakeholders de um clube de futebol profissional brasileiro. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 14(3), 15–31. https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i3.2067

Edição

Seção

Artigos