Pesquisa em marketing e estratégia nos principais periódicos internacionais: um estudo bibliométrico sobre publicações no Século XXI
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i1.2200Palavras-chave:
marketing, estratégia, estudo bibliométrico, análise de cocitação, análise fatorial.Resumo
O relacionamento entre Marketing e Estratégia é investigado nesta pesquisa bibliométrica em vinte publicações dos principais periódicos acadêmicos, divididos igualmente quanto à área de conhecimento. Foram usadas técnicas de citação, cocitação, análise fatorial exploratória (AFE) e escalonamento multidimensional (EMD) para identificação dos trabalhos mais influentes, das abordagens conceituais empregadas e da evolução deste diálogo ao longo destes primeiros 14 anos do século XXI. A amostra selecionada foi composta por 5.270 artigos e mais de 130.000 citações, que tiveram forte influência conceitual da Visão Baseada em Recursos (VBR), Estratégia Baseada em Conhecimento, de trabalhos envolvendo Teoria dos Custos de Transação (TCT) e estratégia competitiva da Organização Industrial (OI). As referências mais citadas foram agrupadas em três fatores representando estas abordagens conceituais empregadas. Os resultados evidenciam: a) um crescimento representativo dos artigos utilizando as duas áreas nos periódicos de Marketing; b) VBR, TCT e OI como os temas de Estratégia mais utilizados para a abordagem de Marketing e; c) os estudos mais relevantes no período analisado. Este artigo propõe uma agenda para pesquisas futuras que aprofunde a investigação da relação entre Marketing e Estratégia e supra as lacunas apontadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.