Pesquisa em marketing e estratégia nos principais periódicos internacionais: um estudo bibliométrico sobre publicações no Século XXI

Autores

  • Luiz Antonio de Camargo Guerrazzi Mestrando em Administração na Universidade Nove de Julho
  • Marcelo Moll Brandão Professor do programa de pós-graduação da Universidade Nove de Julho
  • Henrique de Campos Junior Professor do CGA EAESP-FGV
  • Carlos Eduardo Lourenço Professor da FGV-EAESP

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i1.2200

Palavras-chave:

marketing, estratégia, estudo bibliométrico, análise de cocitação, análise fatorial.

Resumo

O relacionamento entre Marketing e Estratégia é investigado nesta pesquisa bibliométrica em vinte publicações dos principais periódicos acadêmicos, divididos igualmente quanto à área de conhecimento. Foram usadas técnicas de citação, cocitação, análise fatorial exploratória (AFE) e escalonamento multidimensional (EMD) para identificação dos trabalhos mais influentes, das abordagens conceituais empregadas e da evolução deste diálogo ao longo destes primeiros 14 anos do século XXI. A amostra selecionada foi composta por 5.270 artigos e mais de 130.000 citações, que tiveram forte influência conceitual da Visão Baseada em Recursos (VBR), Estratégia Baseada em Conhecimento, de trabalhos envolvendo Teoria dos Custos de Transação (TCT) e estratégia competitiva da Organização Industrial (OI). As referências mais citadas foram agrupadas em três fatores representando estas abordagens conceituais empregadas. Os resultados evidenciam: a) um crescimento representativo dos artigos utilizando as duas áreas nos periódicos de Marketing; b) VBR, TCT e OI como os temas de Estratégia mais utilizados para a abordagem de Marketing e; c) os estudos mais relevantes no período analisado. Este artigo propõe uma agenda para pesquisas futuras que aprofunde a investigação da relação entre Marketing e Estratégia e supra as lacunas apontadas.

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Biografia do Autor

Luiz Antonio de Camargo Guerrazzi, Mestrando em Administração na Universidade Nove de Julho

Graduado em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade de S. Paulo e pós-graduado em finanças e marketing pela EAESP - FGV. Possui experiência executiva em áres de planejamento industrial e comercial em empresas como Duratex e Itautec.

Marcelo Moll Brandão, Professor do programa de pós-graduação da Universidade Nove de Julho

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995), mestrado em Ciências Contábeis pela FUCAPE (2006) e doutorado em administração pela EAESP/FGV (2012). Professor das disciplinas de estratégia empresarial e comportamento do consumidor no varejo do mestrado e doutorado do PPGA UNINOVE

Henrique de Campos Junior, Professor do CGA EAESP-FGV

Possui graduação em Administração pela FEA-USP (2000), especialista em Marketing pela ESPM-SP (2003), mestrado em Administração pela EAESP-FGV (2007) e doutorado em administração pela EAESP-FGV (2014). Professor das disciplinas de Marketing Mix e Métricas de Marketing do curso de graduação em Administração de Empresas da EAESP-FGV.

Carlos Eduardo Lourenço, Professor da FGV-EAESP

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005). Professor do curso de graduação em Administração de Empresas da FGV-EAESP e de diversos cursos de Pós-Graduação. Tem experiência executiva na área de Marketing e Marcas, Gestão de Negócios, Planejamento Estratégico e Relações Públicas em empresas como 3M, Avery Dennison e Chery Motors do Brasil. 

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Publicado

01.03.2015

Como Citar

Guerrazzi, L. A. de C., Brandão, M. M., Campos Junior, H. de, & Lourenço, C. E. (2015). Pesquisa em marketing e estratégia nos principais periódicos internacionais: um estudo bibliométrico sobre publicações no Século XXI. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 14(1), 07–27. https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i1.2200

Edição

Seção

Perspectivas