Análise das barreiras que dificultam a transformação do agricultor familiar em empreendedor rural no contexto brasileiroor Rural no Contexto Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i3.2073Palavras-chave:
Empreendedorismo Rural, Comportamento Empreendedor, Inovação, Agricultura Familiar.Resumo
Apesar da relevância da agricultura familiar, até meados da década de 90, os agricultores brasileiros tinham pouco acesso ao crédito e as políticas públicas existentes muitas vezes não atendiam aos anseios desta população. Em 1996, o governo brasileiro criou o PRONAF – Programa Nacional da Agricultura Familiar, que apesar de inúmeras qualidades, enfrenta desafios relacionados a aspectos sócio-culturais e características psicossociais dos agricultores, que nem sempre conseguem incorporar os comportamentos necessários para serem empreendedores num setor que cada vez mais demanda por inovação e desenvolvimento. Este é o principal objetivo deste trabalho: relacionar a questão do empreendedorismo rural e da agricultura familiar à questão da inovação e do desenvolvimento a partir da análise das barreiras enfrentadas pelo agricultor familiar (AF) que dificultam ou impedem sua transformação em empreendedor rural (ER). Para o estudo destes dois grupos, fizemos entrevistas em profundidade e aplicamos um questionário estruturado a agricultores indicados por uma cooperativa de crédito rural do Sul do Brasil. A análise evidenciou que as barreiras para o empreendedorismo rural estavam associadas à ausência de liderança e capacidade de assumir riscos; e enfatizou a importância da família, das redes sociais e da educação formal no desenvolvimento do AF. Concluímos que os AF não podem ser considerados como potenciais empreendedores schumpeterianos típicos, mas, alguns pontos são importantes para a implementação de políticas públicas: uma abordagem contingencial; direcionamento de recursos para perfis mais empreendedores; favorecer as avaliações objetivas e subjetivas dos resultados da alocação de recursos, desenvolver incubadoras de negócios, formação e educação gerencial.
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