Análise das barreiras que dificultam a transformação do agricultor familiar em empreendedor rural no contexto brasileiroor Rural no Contexto Brasileiro

Autores

  • Patricia Amelia Tomei Vinculada ao IAG PUC-Rio Rua Marquês de São Vicente, 225 CEP: 22453-900 – Gávea, RJ.
  • Daniela Arantes Alves Lima BNDES

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i3.2073

Palavras-chave:

Empreendedorismo Rural, Comportamento Empreendedor, Inovação, Agricultura Familiar.

Resumo

Apesar da relevância da agricultura familiar, até meados da década de 90, os agricultores brasileiros tinham pouco acesso ao crédito e as políticas públicas existentes muitas vezes não atendiam aos anseios desta população. Em 1996, o governo brasileiro criou o PRONAF – Programa Nacional da Agricultura Familiar, que apesar de inúmeras qualidades, enfrenta desafios relacionados a aspectos sócio-culturais e características psicossociais dos agricultores, que nem sempre conseguem incorporar os comportamentos necessários para serem empreendedores num setor que cada vez mais demanda por inovação e desenvolvimento. Este é o principal objetivo deste trabalho: relacionar a questão do empreendedorismo rural e da agricultura familiar à questão da inovação e do desenvolvimento a partir da análise das barreiras enfrentadas pelo agricultor familiar (AF) que dificultam ou impedem sua transformação em empreendedor rural (ER). Para o estudo destes dois grupos, fizemos entrevistas em profundidade e aplicamos um questionário estruturado a agricultores indicados por uma cooperativa de crédito rural do Sul do Brasil. A análise evidenciou que as barreiras para o empreendedorismo rural estavam associadas à ausência de  liderança e capacidade de assumir riscos; e enfatizou a importância da família, das redes sociais e da educação formal no desenvolvimento do AF. Concluímos que os AF não podem ser considerados como potenciais empreendedores schumpeterianos típicos, mas, alguns pontos são importantes para a implementação de políticas públicas: uma abordagem contingencial; direcionamento de recursos para perfis mais empreendedores; favorecer as avaliações objetivas e subjetivas dos resultados da alocação de recursos, desenvolver incubadoras de negócios, formação e educação gerencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Amelia Tomei, Vinculada ao IAG PUC-Rio Rua Marquês de São Vicente, 225 CEP: 22453-900 – Gávea, RJ.

Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1978), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), doutorado em doutorado sandwich - New School for Social Research (1986) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1988). É professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/IAG desde 1979. Foi pesquisadora e professora visitante no exterior da Université Jean Moulin de Lyon (1995),da Ecole des Hautes Etudes Commerciales (HEC) de Montreal (1993), École Superieure des Affaires da Université de Sciences Sociales de Grenoble (1996,1992,1990); da Rissho University de Tóquio (1988), da Florida International University (1994) e da Graduate School of Urban Professions, Department of Management and Human Resources da New School for Social Research (1989). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, mudança organizacional, recursos humanos, desempenho organizacional. Publicou vários artigos no Brasil e no exterior e os seguintes livros: Cultura Organizacional e Privatização: A Dimensão Humana, com Marcelo L. Braunstein (Makron Books,1993), Inveja nas Organizações , (Makron Books, 1994) , Invidia en las Empresas (McGraw Hill México, 1994), Gestão Participativa (CDRom - CELTEC,1995), Sedução dos Modismos com Adriana Lerner ( Makron Books, 1998;Cultura e Mudança Organizacional; (organização, Editora PUC-Rio,2008);Cultura Empreendedora;com Giuseppe Russo e Carla Bottino (Office Book,2008)

Daniela Arantes Alves Lima, BNDES

Possui mestrado em Administração pela PUC-Rio (2010). Graduou-se em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (1998). Possui pós-graduação em Análise de Sistemas e IAG Management (Gestão Empresarial), ambos na PUC-Rio. Desenvolveu atividade profissional na IMI Cornelius Brasil Ltda. e na Xerox do Brasil Ltda. Atualmente atua como gerente no BNDES.

Downloads

Publicado

01.09.2014

Como Citar

Tomei, P. A., & Lima, D. A. A. (2014). Análise das barreiras que dificultam a transformação do agricultor familiar em empreendedor rural no contexto brasileiroor Rural no Contexto Brasileiro. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 13(3), 107–122. https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i3.2073

Edição

Seção

Artigos