Implementação estratégica e estilo do executivo: um estudo sobre alinhamento estratégico e desempenho em pequenas e médias indústrias do Rio Grande do Nortequenas e Médias Indústrias do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i3.2059Palavras-chave:
Implementação estratégica, Estilos cognitivos do executivo, Pequenas e Médias EmpresasResumo
As pequenas e médias empresas sofrem uma série de restrições no mercado onde competem, sejam provocados pela escassez de recursos ou por dificuldades de inserção. Para que a empresa se desenvolva bem no mercado onde atua, destaca-se o papel do executivo no processo estratégico. A presente pesquisa teve como objetivo geral verificar a existência de alinhamento entre estilo de executivo e as estratégias e o impacto deste no desempenho das pequenas e médias indústrias de Mossoró/RN. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva com coleta de dados por levantamento: foi elaborado um questionário estruturado e autoadministrado, adaptado do modelo de Håkonsson et. al. (2012). Foram feitas questões fechadas, utilizando escala likert de 5 pontos. As hipóteses do modelo foram testadas pelo teste de Mann-Whitney. Constatou-se que a grande maioria das empresas apresenta um desalinhamento entre os estilos dos executivos e a estratégia da empresa, sendo o principal desalinhamento do tipo: estilo gerente – estratégia analítica. A hipótese geral, de que o alinhamento entre o estilo cognitivo e a estratégia da empresa leva a um melhor desempenho foi corroborada. Os resultados da pesquisa corroboram os resultados obtidos por Håkonsson et. al. (2012).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.