Desempenho das Exportações: Influência dos Recursos Intangíveis, Capacidades Dinâmicas e Orientação Empreendedora

Autores

  • Albertina Paula Monteiro Instituto Politécnico do Porto (ISCAP) e Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG)
  • Ana Maria Soares Universidade do Minho (EEG)
  • Orlando Lima Rua Instituto Politécnico do Porto (ISCAP)

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i3.1988

Palavras-chave:

Desempenho das exportações, recursos e capacidades, capacidades dinâmicas, orientação empreendedora

Resumo

Compreender de forma substancial os determinantes que influenciam o desempenho internacional, em particular as exportações, é vital para a sobrevivência e expansão das empresas e para o consequente crescimento económico de países exportadores que estão fortemente dependentes dos mercados internacionais. Porquanto, este estudo centra-se sobretudo na forma como os recursos e capacidades permitem às empresas alcançarem vantagem competitiva e desempenho superior em mercados externos. Esta investigação visa comprovar a premissa base da Resource-Based View (RBV) e da Dynamic Capabilities View (DCV), segundo as quais os recursos intangíveis de uma empresa influenciam o desenvolvimento de capacidades importantes para o desempenho das exportações. Assim, desenvolvemos um modelo que avalia o impacto dos relacionamentos empresariais e do conhecimento na orientação empreendedora e nas capacidades dinâmicas, bem como no desempenho das exportações. Os resultados de um questionário a uma amostra de 265 empresas exportadoras do norte de Portugal permitem confirmar seis das dez hipóteses propostas, permitindo concluir que o desempenho das exportações é influenciado de forma direta pelas capacidades dinâmicas e pela orientação empreendedora e de forma indireta pelo conhecimento e relacionamentos empresariais. Contrariamente às hipóteses formuladas, a orientação empreendedora não é influenciada diretamente pelos relacionamentos nem pelos conhecimentos das empresas mas indiretamente através das capacidades dinâmicas.

 

DOI:10.5585/riae.v12i3.1988

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albertina Paula Monteiro, Instituto Politécnico do Porto (ISCAP) e Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG)

Albertina Paula Monteiro (Doutoramento em Marketing e Estratégia, Universidade do Minho) é professora de Contabilidade e Gestão no Instituto Politécnico do Porto (ISCAP) e no Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG), Portugal. Investiga na área do empreendedorismo, gestão estratégica, internacionalização e qualidade dos serviços. Detém várias comunicações em conferências internacionais e publicação na Euromed Journal of Business.

Ana Maria Soares, Universidade do Minho (EEG)

Ana Maria Soares (Doutoramento em Ciências Empresariais, Universidade do Minho) é Professora Auxiliar de Marketing e Gestão Estratégica na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Portugal. Investiga na área de marketing e estratégia unternacional e comportamento do consumidor internacional. Detém publicações no Journal of Business Research, , Studies in Higher Education, the International Journal of Cross-Cultural Management, Journal of Research in Interactive Marketing and the Journal of Transnational Management.

Orlando Lima Rua, Instituto Politécnico do Porto (ISCAP)

Orlando Lima Rua (Doutoramento em Economia e Gestão de Empresas, Universidade de la Rioja) é professor assistente de gestão no Instituto Politécnico do Porto (ISCAP). Investiga na área do empreendedorismo e apresentou/publicou sua investigação em conferências e revistas científicas nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

01.09.2013

Como Citar

Monteiro, A. P., Soares, A. M., & Rua, O. L. (2013). Desempenho das Exportações: Influência dos Recursos Intangíveis, Capacidades Dinâmicas e Orientação Empreendedora. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 12(3), 12–36. https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i3.1988

Edição

Seção

Artigos