Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s

Autores

  • Caroline Mendonça Nogueira Paiva Universidade Federal de Lavras
  • Juciara Nunes de Alcântara Universidade Federal de Lavras
  • Evandro Marcus Cintra Universidade Federal de Lavras
  • Cristina Lelis Leal Calegario Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i2.2070

Palavras-chave:

Estratégias de Diferenciação, Estratégias de Adaptação, PME´s.

Resumo

É consenso na literatura que as circunstâncias do mercado induzem as firmas a promover estratégias de ajustes (adaptação e diferenciação) para atender às suas exigências. Todavia, o desafio para a academia consiste em determinar em que grau as firmas se adaptam ou diferenciam para exportar seus produtos. Desta forma, o presente estudo propõe-se evidenciar, por meio de um estudo empírico, como as características da firma e do mercado estrangeiro influenciam nas estratégias de exportação (adaptação e diferenciação) de empresas de pequeno e médio porte. Foram coletados dados de natureza primária e secundária, obtidos através que questionário semiestruturado, aplicado às PME´s mineiras e estes foram tratados por meio da Regressão Múltipla. Os resultados mostram que as estratégias de adaptação são influenciadas mais pelos condicionantes locais do país hospedeiro, ao passo que para as estratégias de diferenciação as características das firmas são mais relevantes.

 

DOI:10.5585/riae.v13i2.2070

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Mendonça Nogueira Paiva, Universidade Federal de Lavras

Pesquisadora do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor (GECOM); Pesquisadora do Grupo de Estudos em Economia Industrial e Negócios Internacionais (GEINI); Mestre em Estrategia, Marketing e Inovacao pela Universidade Federal de Lavras

Downloads

Publicado

01.06.2014

Como Citar

Paiva, C. M. N., Alcântara, J. N. de, Cintra, E. M., & Calegario, C. L. L. (2014). Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 13(2), 70–82. https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i2.2070

Edição

Seção

Artigos