A produção internacional em RBV: características gerais e tratativa dos recursos na pesquisa em organizações de menor porte
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i2.2115Palavras-chave:
Resource-based View (RBV), Produção Intelectual, Mapeamento Bibliográfico, Recursos, Organizações de Menor PorteResumo
Desde a década de 80, a Resource-based View (RBV) tem-se destacado como uma das principais correntes da estratégia. O volume e a complexidade da produção intelectual em RBV colocam àquele que se propõe transitar pela teoria o desafio de compreender suas características gerais. Sendo a teoria formatada preponderantemente a partir da análise da grande organização, acresce-se o desafio de entender a tratativa conferida aos recursos na pesquisa em organizações de menor porte. Perscrutando os acervos de alguns dos mais impactantes periódicos internacionais, a pesquisa relatada neste artigo tem por objetivo apresentar indicativos qualificadores e afigurações temáticas da produção em RBV. As análises apoiam-se em dados estatísticos e explorações textuais referentes ao conjunto considerado. Os resultados apontam para a larga prevalência de estudos quantitativos e, como objeto de pesquisa, de grandes organizações. A pesquisa em organizações de menor porte é, na sequência, analisada, e dela são extraídas as diretrizes norteadoras e as tratativas conferidas aos recursos. O artigo contribui, dessa forma, para o deslindamento da configuração da teoria, propondo, concomitantemente, sugestões para sua extensão.
DOI:10.5585/riae.v13i2.2115
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.