Processo de formação das estratégias no restaurante leite: um estudo entre 1882 e 2009

Autores

  • Ana Rita de Melo Oliveira UFPE
  • Eduardo de Aquino Lucena UFPE
  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite UFERSA e UFPE
  • Viviane Santos Salazar UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i2.1664

Palavras-chave:

Processo de formação de estratégias, Restaurantes, Restaurante Leite.

Resumo

O objetivo que motivou esta pesquisa foi o de investigar como ocorreu o processo de formação das estratégias do Restaurante Leite entre 1882 e 2009. Para alcançá-lo, utilizou-se uma abordagem teórica sobre o processo de formação de estratégias. Buscando descobrir as perspectivas dos respondentes, um estudo de caso qualitativo foi desenvolvido. Foram identificados eventos marcantes e oito fases. Observou-se que o processo de formação das estratégias ocorreu predominantemente pelo modo empreendedor e por estratégias deliberadas em sua maioria. Notou-se ainda que, apesar do longo período de existência, a empresa adotou o modo empreendedor em toda a sua história.

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Biografia do Autor

Ana Rita de Melo Oliveira, UFPE

Bacharel em Hotelaria UFPE e pós graduada em Gestão Financeira, auditoria e controladoria (FGV)

Eduardo de Aquino Lucena, UFPE

Professor Adjunto PROPAD/UFPE

Yákara Vasconcelos Pereira Leite, UFERSA e UFPE

Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e doutoranda do PROPAD/UFPE

Viviane Santos Salazar, UFPE

Professora e coordenadora do curso de Hotelaria UFPE e doutoranda do PROPAD/UFPE

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Publicado

01.11.2010

Como Citar

Oliveira, A. R. de M., Lucena, E. de A., Leite, Y. V. P., & Salazar, V. S. (2010). Processo de formação das estratégias no restaurante leite: um estudo entre 1882 e 2009. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 9(2), 25–50. https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i2.1664

Edição

Seção

Artigos