Custos de Transação no Setor Automotivo: Atributos Transacionais, Pressupostos Comportamentais e Limitações Teóricas

Autores

  • Cleiciele Albuquerque Augusto Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • José Paulo de Souza Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Silvio Antonio Ferraz Cario Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v18i2.15161

Palavras-chave:

Custos de transação, Especificidade de ativos, Setor automotivo, Contratos, Integração vertical

Resumo

Objetivo: O objetivo no presente artigo foi compreender como a escolha das estruturas de governança pelas montadoras para obtenção das suas autopeças é influenciada pelos custos de transação.

Método: Para atender o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva e com recorte transversal nos anos de 2016 e 2017. Os dados primários foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com agentes de três montadoras automotivas e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

Originalidade/Relevância: Pela Economia dos Custos de Transação (ECT), diante da presença de autopeças de elevada especificidade no setor automotivo, a integração vertical seria a estrutura mais eficiente. No entanto, questiona-se se essa é a realidade no referido setor, dado que movimentos de integração e desintegração são identificados na literatura. Analisa-se, assim, a força do atributo de transação como fator determinante para a escolha da estrutura de governança.

Resultados: Para os casos estudados, não foram encontrados indícios robustos que justifiquem a escolha pela integração vertical ou pela contratação, considerando os pressupostos da ECT (base teórica do estudo), uma vez que em ambas estruturas são observadas autopeças de elevada especificidade.

Contribuições teóricas/metodológicas: Conclui-se que o elevado nível de especificidade, por si só, não justifica a escolha pela integração vertical ou pela contratação nas montadoras investigadas, sendo necessárias abordagens teóricas complementares para compreender as decisões sobre as fronteiras da firma.

Contribuições sociais / para a gestão: A opção pela complementaridade teórica para compreensão dos fenômenos, notadamente associados às decisões de integrar ou não atividades, pode auxiliar os gestores em suas decisões operacionais e estratégicas.

 

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Biografia do Autor

Cleiciele Albuquerque Augusto, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Santa Catarina, (Brasil). Professora Adjunta do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá - UEM, Paraná. 

José Paulo de Souza, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Santa Catarina, (Brasil). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá - UEM, Paraná.

Silvio Antonio Ferraz Cario, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, São Paulo, (Brasil). Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e ECONOMIA da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Santa Catarina.

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Publicado

28.06.2019

Como Citar

Augusto, C. A., Souza, J. P. de, & Cario, S. A. F. (2019). Custos de Transação no Setor Automotivo: Atributos Transacionais, Pressupostos Comportamentais e Limitações Teóricas. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 18(2), 238–263. https://doi.org/10.5585/riae.v18i2.15161

Edição

Seção

Artigos