Capacidades Tecnológicas e Desempenho Exportador: O Caso dos Clubes de Futebol Brasileiros

Autores

  • Carolina Cristina Pinto Prado de Araujo Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
  • Ilan Avrichir Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
  • Bruno Henrique de Araujo Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v18i2.15160

Palavras-chave:

Capacidades tecnológicas, Exportação, Estratégia internacional, Futebol, fs-QCA

Resumo

Objetivo do estudo: analisar a relação entre capacidades tecnológicas e desempenho na integração em Cadeias Globais de Valor, de forma a investigar quais combinações de capacidades tecnológicas conduzem a integrações bem-sucedidas de empresas em Cadeias Globais de Valor.

Metodologia: Inicialmente forma coletados de exportação de jogadores, entre 2006 e 2016, de futebol dos 20 clubes presentes no campeonato brasileiro de 2016. Posteriormente foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 5 profissionais especializados em futebol. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Qualitativa Comparativa (fs-QCA).

Originalidade / Relevância: Estudos apresentam desde as trajetórias que levam ao desenvolvimento de capacidades tecnológicas e a promoção da internacionalização de empresas. Entretanto, não foram encontradas pesquisas desenvolvessem modelos configuracionais dessas capacidades e da integração de empresas em cadeias globais de valor. Em complemento, outros estudos analisam a relação entre acesso a conhecimento e vínculos internacionais, mas não desenvolveram uma relação clara entre o desenvolvimento desses vínculos e capacidades tecnológicas.

Principais resultados: Verifica-se que Marketing Internacional é condição necessária para que haja integração bem-sucedida em Cadeias Globais de Valor. Bem como, a conjunção deste fator com Planejamento do Desenvolvimento de Jogadores ou Infraestrutura ou Equipe de Profissionais formam três caminhos que ampliam a possibilidade do sucesso na integração.

Contribuições teóricas: A principal contribuição da pesquisa é expansão da teoria de capacidade tecnológicas, por meio da adequação das funções apresentadas na Matriz de Capacidades para um novo setor. Outra contribuição é a evidência da relação entre as capacidades destacadas e o desempenho exportador.

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Biografia do Autor

Carolina Cristina Pinto Prado de Araujo, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Mestra em Administração Gestão Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, São Paulo, (Brasil).

Ilan Avrichir, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Doutor pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, São Paulo, (Brasil). Professor pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, São Paulo.

Bruno Henrique de Araujo, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Doutorado em Administração Gestão Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, São Paulo, (Brasil).

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Publicado

28.06.2019

Como Citar

Prado de Araujo, C. C. P., Avrichir, I., & Araujo, B. H. de. (2019). Capacidades Tecnológicas e Desempenho Exportador: O Caso dos Clubes de Futebol Brasileiros. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 18(2), 225–237. https://doi.org/10.5585/riae.v18i2.15160

Edição

Seção

Artigos