A Vantagem Competitiva dos Fornecedores de Autopeças: O que Pode Valer Além do Preço?

Autores

  • Alexandre Silva Rezende Gerente de Desenvolvimento Negócios na empresa privada Castrol.
  • Reynaldo Cavalheiro Marcondes Universidade Presbiteriana Mackenzie - M

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v18i2.15159

Palavras-chave:

Recursos, Capacidades, Vantagem competitiva sustentável, Resource based view, Sistemistas

Resumo

Objetivo: Fazer um contraponto ao entendimento de que as empresas fornecedoras de suprimentos buscam a vantagem competitiva sustentável pela liderança em custos, na sua relação B2B, em situação de mercado oligopsonista mantida pelos clientes.

Método: O estudo foi exploratório, descritivo, qualitativo, fundamentado na Resource Based View com a realização de uma pesquisa junto a três montadoras de veículos e quatro fornecedores de autopeças (sistemistas), dentre as empresas de maior participação no mercado automobilístico no país, localizadas no Estado de São Paulo.

Originalidade/Relevância: Caracterização dos recursos e das capacidades consideradas como estratégicas para a criação de valor superior aos produtos dos fornecedores, na relação B2B, que são decisivos para a manutenção da sua vantagem competitiva em relação à dos concorrentes.

Resultados: Foi evidenciado que as empresas que oferecem valor superior nos seus produtos, em relação aos concorrentes, focam nas suas capacidades estratégicas como, as habilidades de identificar o valor do produto para os clientes, de compartilhar o conhecimento global para dar rápidas respostas aos clientes e de apresentar continuadamente inovações, diante do preço padrão.

Contribuições teóricas/metodológicas: Mostrar que abordagens dentro da Administração estratégica, como a Resourece Based View, são limitadas ao focar apenas os aspectos econômicos da vantagem competitiva.

Contribuições para a gestão: Oferecer indicações aos tomadores de decisão que a consideração do preço é um dado limitante em mercados concorrências, como o exemplo da indústria automobilística, mas que as estratégias de conquista e manutenção da vantagem competitiva estão na descoberta do que cria valor superior em relação aos concorrentes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Silva Rezende, Gerente de Desenvolvimento Negócios na empresa privada Castrol.

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - M, São Paulo, (Brasil).

Reynaldo Cavalheiro Marcondes, Universidade Presbiteriana Mackenzie - M

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, (Brasil). Professor titular do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, coordenador do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios.

Downloads

Publicado

10.06.2019

Como Citar

Rezende, A. S., & Marcondes, R. C. (2019). A Vantagem Competitiva dos Fornecedores de Autopeças: O que Pode Valer Além do Preço?. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 18(2), 205–224. https://doi.org/10.5585/riae.v18i2.15159

Edição

Seção

Artigos