Construtos na Pesquisa em Estratégia: definição e clareza

Autores

  • Fernando Ribeiro Serra Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v18i2.15155

Palavras-chave:

Construtos na Pesquisa, Estratégia, Clareza dos Construtos

Resumo

Não faz muito tempo que Nag, Hambrick and Chen (2007) trouxeram uma definição, a partir do consenso de pesquisadores, sobre o que é administração estratégia, ou estratégia de forma mais simples:  “O campo da administração estratégica liga com as iniciativas, desejadas e emergentes, tomadas pelos gerentes gerais em nome dos donos, envolvendo a utilização de recursos, para melhorar o desempenho das empresas nos seus ambientes externos” (p. 944). O campo de administração estratégica, no entanto, não é particularmente definido por uma abordagem teórica específica (Nag, Hambrick & Chen, 2007), mas é caracterizado por perguntas de pesquisa que focam no desempenho organizacional e na influência dos gestores no desempenho (Makadok, Burton & Barney, 2018).

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Biografia do Autor

Fernando Ribeiro Serra, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica - PUC, Rio de Janeiro, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Editor da Revista Íbero-Americana de Estratégia - RIAE.

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Publicado

01.04.2019

Como Citar

Serra, F. R. (2019). Construtos na Pesquisa em Estratégia: definição e clareza. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 18(2), 01–05. https://doi.org/10.5585/riae.v18i2.15155

Edição

Seção

Comentário Editorial