Adoção de Procedimentos Internacionais, do Processo de Bolonha, por uma Universidade Nacional: Um Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i3.1918Palavras-chave:
Gestão. Internacionalização. Instituições de Ensino Superior. Educação. Processo de Bolonha.Resumo
Este trabalho tem o objetivo de discutir o processo de internacionalização das IES, com base no Processo de Bolonha. Para isso, realizou-se um estudo exploratório sobre internacionalização e o Processo de Bolonha, visando identificar os entraves na aplicação de um modelo de internacionalização de uma IES, o Processo de Bolonha, no curso de Administração, em uma Instituição local, a UNITAU. Essa IES está localizada no Vale do Paraíba Paulista, uma região estratégica e de grande crescimento no país. Trata-se, portanto, de uma região onde a educação e a disponibilidade de mão de obra qualificada são fundamentais para o desenvolvimento regional. O trabalho consiste num estudo de caso, no qual são analisadas as particularidades da legislação brasileira sobre educação (LDB), do modelo europeu e da instituição objeto de estudo. Os resultados apresentam os estágios atuais das linhas de ação que direcionam a aplicação do modelo europeu, na Universidade de Taubaté. As conclusões consideram a convergência do Processo de Bolonha com as diretrizes da educação superior brasileira e apontam algumas dificuldades e oportunidades que podem ser consideradas no caso da implantação de um modelo de internacionalização, na IES.
DOI:10.5585/riae.v11i3.1918
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