Comprometimento e Intenção de Troca: Clientes e Marcas

Autores

  • Juliana Werneck Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Jorge Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Jorge Brantes Ferreira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Luis Fernando Hor-Meyll Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i3.1861

Palavras-chave:

Comprometimento, Intenção de Troca, Marcas, Estratégia de Relacionamento com o Cliente.

Resumo

O estudo objetiva avaliar a relação entre intenção de troca de marca e o comprometimento de clientes. Com base em uma análise dos construtos relacionados ao comprometimento de consumidores identificados na literatura (comprometimento afetivo e de continuidade, confiança, satisfação, custos de troca e atratividade das alternativas), o estudo objetiva avaliar a relação destes com a intenção final de troca de marca. Por meio de uma survey, foi coletada uma amostra de 201 usuários de smartphones. A análise dos dados e o teste das hipóteses foram realizados por meio de modelagem de equações estruturais. Foram verificados efeitos diretos da satisfação, confiança, atratividade das alternativas e custos de troca sobre os tipos de comprometimento estudados, os quais por sua vez apresentaram efeito direto e negativo na intenção do consumidor de trocar de marca. Em relação à estratégia empresarial, conclui-se que empresas que forem capazes de medir indicadores que apontem o quanto o cliente está disposto a manter seu relacionamento com suas marcas poderão utilizar-se deste conhecimento para elaborar estratégias de relacionamento que diminuam os riscos de abandono e potencializem os ganhos com tais clientes.

DOI:10.5585/riae.v11i3.1861

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Werneck Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Mestre em Administração de Empresas pelo IAG / PUC-Rio

Jorge Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professor Associado do IAG / PUC-Rio, Doutor em Engenharia de Produção pela PUC-Rio

Jorge Brantes Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professor Assistente do IAG / PUC-Rio, Doutor em Adminstração de Empresas pelo COPPEAD, UFRJ

Luis Fernando Hor-Meyll, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professor Assistente do IAG / PUC-Rio, Doutor em Adminstração de Empresas pelo COPPEAD, UFRJ

Downloads

Publicado

01.12.2012

Como Citar

Rodrigues, J. W., da Silva, J. F., Ferreira, J. B., & Hor-Meyll, L. F. (2012). Comprometimento e Intenção de Troca: Clientes e Marcas. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 11(3), 119–146. https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i3.1861

Edição

Seção

Artigos