Estratégia de Construção de Competências no Complexo Têxtil: Estudo sobre a Influência de Aspectos Identitários e Culturais.

Autores

  • Reginaldo de Jesus Carvalho Lima Cepead / Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Allan Claudius Queiroz Barbosa Cepead / Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Adelaide Maria Coelho Baeta Centro Universitário de Sete Lagoas , Brasil
  • Domingos Antônio Giroletti Faculdade Pedro Leopoldo , Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i2.1844

Palavras-chave:

Competências, Estratégia, Complexo Têxtil.

Resumo

Este artigo discute o perfil de mão de obra remanescente da indústria têxtil como fator estratégico na construção de competências em empresas do setor. Investiga como traços identitários e culturais, adquiridos pela força de trabalho em organizações seculares, afetaram a dinâmica produtiva. A discussão justifica-se num contexto de precariedade do trabalho em que se buscam diferenciais competitivos. O referencial teórico sustenta-se num eixo reflexivo que prioriza a aproximação entre temas complementares. O artigo fundamenta-se em pesquisa exploratória e qualitativa, realizada pelo método de casos múltiplos (Yin, 2005), que envolveu cotonifícios e facções têxteis nas microrregiões de Curvelo e de Diamantina, em Minas Gerais. O corpus de pesquisa constituiu-se de 51 respondentes em nível diretivo e operacional. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, entre outubro de 2009 e março de 2010. Para tratamento de dados utilizou-se o software NVIVO e Análise de Conteúdo, com base em categorias e contagem de frequência (Bardin, 1979). Os resultados revelaram que, do ponto de vista estrutural, a absorção de mão de obra preparada, em termos técnicos e disciplinares, representou uma alternativa de conformação dos trabalhadores e de estabilização do processo produtivo. Sobre as dimensões formativa e relacional, constatou-se que a aprendizagem ocorria, basicamente, por meio de tutores experientes. Conclui-se que a construção de competências decorria de uma estratégia deliberada que conjugava, no espaço de trabalho, aspectos históricos, sociais e familiares.

DOI:10.5585/riae.v11i2.1844

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Biografia do Autor

Reginaldo de Jesus Carvalho Lima, Cepead / Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduado em Admnistração - FPL Especialista em Gestão Estratégica RH - Uni-BH Mestre em Administração - FPL Doutorando em Administração - UFMG

Allan Claudius Queiroz Barbosa, Cepead / Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo, Brasil(1995) Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Coordenador do Núcleo interdisciplinar sobre gestão em organizações (não) empresariais (Nig.one/UFMG)

Adelaide Maria Coelho Baeta, Centro Universitário de Sete Lagoas , Brasil

Doutorado em Engenharia (Pesq. Operac. e Gerenc. de Produção) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil(1996) Professor Titular do Centro Universitário de Sete Lagoas , Brasil Coordenadora do Núcleo de estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação (NiCTI)

Domingos Antônio Giroletti, Faculdade Pedro Leopoldo , Brasil

Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil(1995) Professor Titular das Faculdade Pedro Leopoldo , Brasil

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Publicado

01.08.2012

Como Citar

Lima, R. de J. C., Barbosa, A. C. Q., Baeta, A. M. C., & Giroletti, D. A. (2012). Estratégia de Construção de Competências no Complexo Têxtil: Estudo sobre a Influência de Aspectos Identitários e Culturais. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 11(2), 225–256. https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i2.1844

Edição

Seção

Artigos