A Rede de Valor, O Modelo Delta e a Indústria Aeronáutica

Autores

  • Marcos Roberto Piscopo Universidade Nove de Julho - UNINOVE Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos
  • Belmiro do Nascimento João Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
  • Hans J. Thamhain Professor of Management Bentley University

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i2.1872

Palavras-chave:

Estratégia, Rede de Valores, Competitividade, Aeronáutica, Embraer.

Resumo

Este artigo pretende analisar as possibilidades de aplicação de estratégias baseadas na rede de valores na indústria aeronáutica. Para este fim, usamos as dimensões sugeridas no Modelo Delta, visto que este tipo de estratégia não considera apenas a companhia, os clientes e fornecedores, mas também seus complementadores. Por meio de um estudo de caso único, porém altamente representativo na indústria aeronáutica global (Embraer), verificou-se que estratégias baseadas na rede de valores sustentam fortemente o modelo de negócios da companhia pesquisada. Essas estratégias são os meios pelos quais a organização estudada obtém e sustenta vantagens competitivas. As estratégias baseadas na rede de valores parecem se adequar ao modelo de negócios de compartilhamento de riscos adotado pela Embraer. O gerenciamento efetivo da rede de valores simultaneamente permite que cada participante aproveite o sistema ao máximo e contribui incisivamente para incrementar o desempenho do sistema. Além de trazerem aos participantes retorno econômico acima da média, tais estratégias fortalecem a ligação entre eles enquanto mantém fora os competidores.

DOI:10.5585/riae.v11i2.1872

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Roberto Piscopo, Universidade Nove de Julho - UNINOVE Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo - FEA/USP; Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP;

Downloads

Publicado

01.08.2012

Como Citar

Piscopo, M. R., João, B. do N., & Thamhain, H. J. (2012). A Rede de Valor, O Modelo Delta e a Indústria Aeronáutica. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 11(2), 05–33. https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i2.1872

Edição

Seção

Artigos