Afinal, quais Variáveis Caracterizam a Existência de Cluster Arranjos Produtivos Locais (APLs) e dos Sistemas Locais de Produção e Inovação (SLPIs)?

Autores

  • Rafael Mendes Lübeck Facad/Fatec/Senac-RS - PPGA/UFSM
  • Milton Luiz Wittmann PPGA/UFSM
  • Marcia Santos da Silva PPGA/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i1.1745

Palavras-chave:

Arranjos Produtivos Locais, Aglomerados de Empresas, Desenvolvimento Local e Regional, Sistemas Locais de Produção.

Resumo

Nesse artigo, foi estabelecida uma diferenciação entre os termos mais utilizados para caracterizar as aglomerações de empresas. É possível identificar na literatura a utilização dos termos Cluster, Arranjo Produtivo Local (APL) e Sistemas Locais de Produção e Inovação (SLPIs) como similares, no entanto, tais nomenclaturas referem-se a diferentes estágios de desenvolvimento das aglomerações territoriais de empresas, ressaltando, inclusive, que a simples aglomeração de empresas de uma mesma cadeia produtiva em uma determinada região não necessariamente caracteriza um APL ou SLPI. O objetivo desse artigo foi demonstrar a necessidade de conjugar métodos e variáveis para traçar um quadro mais preciso da situação produtiva territorial, permitindo a classificação dos aglomerados de empresas em acordo estágio de desenvolvimento. Observou-se, como fator preponderante, a força da cooperação entre os atores locais como formadora de uma vantagem competitiva que impõe aos interesses exógenos o aproveitamento das potencialidades endógenas desenvolvidas e estrategicamente cultivadas em aglomerações em estágios mais desenvolvidos.

DOI:10.5585/riae.v11i1.1745

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Mendes Lübeck, Facad/Fatec/Senac-RS - PPGA/UFSM

Mestre em Administração pela UFSM, Pesquisador colaborador na UFSM e Professor/pesquisador na FATEC/SENAC-RS trabalhando com temas sobre inovação, marketing e cooperação empresarial. Atua também como professor de graduação e pós-graduação na área de Administração e de Marketing nas Faculdades Senac-RS. Realizou atividades na ReA - Revista de Administração da UFSM - na função de Editor adjunto. Atuou nas áreas de Marketing e vendas nos setores de serviços e varejo por mais de 15 anos, período no qual ocupou cargos de analista de marketing e gerente.

Milton Luiz Wittmann, PPGA/UFSM

Doutor em Administração pela USP - Universidade Estadula de São Paulo (1996). É docente em Administração desde 1981 e lider de grupo pesquisa: Competitividade, Estratégia e Arranjos Organizacionais, com ênfase em estratégia e inovação, redes de empresas e desenvolvimento regional. criou o mestrado acadêmico em Administração (UFSM) e foi seu primeiro Coordenador (2003). Foi coordenador de mestrado interinstitucional em Administração (1998-2000). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Santa Maria atuando em Docência, Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão e coordenação do curso de Especialização em Gestão Pública/EaD e é avaliador desde 1996 do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais. Possui projeto de pesquisa com recursos do CNPq.

Downloads

Publicado

01.04.2012

Como Citar

Lübeck, R. M., Wittmann, M. L., & da Silva, M. S. (2012). Afinal, quais Variáveis Caracterizam a Existência de Cluster Arranjos Produtivos Locais (APLs) e dos Sistemas Locais de Produção e Inovação (SLPIs)?. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 11(1), 120–151. https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i1.1745

Edição

Seção

Artigos