Estratégias Empresariais: O Caso da Rede Angeloni
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i1.1801Palavras-chave:
Estratégia, Foco, Diferenciação, Mudanças.Resumo
A presente pesquisa tem como problema “Quais fatos/mudanças possibilitaram o entendimento do comportamento estratégico da Rede Angeloni no período 1983 a 2006?”. A perspectiva da pesquisa é diacrônica e cross sectional, tendo como método o histórico interpretativo e como modo de investigação o estudo de caso do tipo histórico-organizacional. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a entrevista e a observação. A partir da análise dos dados, pode-se concluir que: a) a estratégia predominante na Rede Angeloni foi a de competição com foco na diferenciação; b) a visão do líder foi fundamental no desenvolvimento da expansão e crescimento; c) a criação de valor foi reconhecida e percebida por seus clientes; d) os processos utilizados para se chegar à estratégia total foram fragmentados, revolucionários e intuitivos, havendo nas definições estratégicas da Rede Angeloni, uma forte dose de intuição; e) a aposta na logística foi fundamental para a estratégia competitiva com foco na diferenciação, bem como os controles financeiros e nos acordos comerciais com fornecedores, levando a empresa a alinhar os custos e benefícios antes de implantar as estratégias.
DOI:10.5585/riae.v11i1.1801
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