Stakeholders: Estratégia Organizacional e Relacionamento Estudo de Casos Múltiplos do Setor Hoteleiro

Autores

  • Rosemeire Rodrigues Junqueira Universidade Anhembi Morumbi
  • Elizabeth Kyoko Wada Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i3.1773

Palavras-chave:

Estratégia, Hotelaria, Relacionamento, Stakeholders.

Resumo

A pesquisa sobre a gestão organizacional voltada para o relacionamento com os stakeholders refere-se à importância da construção do envolvimento de vários grupos no desenvolvimento dos negócios, de forma a criar e distribuir valor. Para uma melhor visualização e entendimento da estratégia voltada para a gestão com os stakeholders e seu aproveitamento nas redes hoteleiras, a abordagem qualitativa com a metodologia voltada para o estudo de casos múltiplos foi a mais adequada para a investigação empírica. Para essa investigação, foram selecionadas três redes de hotéis por reunirem características que viabilizariam a análise comparativa do estudo, de acordo com o método sugerido por Yin (2010), em que foram utilizadas para coleta de dados, três fontes de evidências: entrevistas, observações diretas e documentação. Por intermédio desta pesquisa, foi possível identificar que, por meio de uma gestão voltada para a transparência, para a ética, para os valores e, principalmente, para o respeito mútuo, a estratégia pode ser mais colaborativa e resultar no aumento da sustentabilidade das organizações.

DOI:10.5585/riae.v10i3.1773

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Biografia do Autor

Rosemeire Rodrigues Junqueira, Universidade Anhembi Morumbi

Mestre em Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi

Elizabeth Kyoko Wada, Universidade Anhembi Morumbi

Coordenadora e docente do Mestrado em Hospitalidade. Diretora de Turismo, Hospitalidade e Stricto Sensu - Universidade Anhembi Morumbi

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Publicado

02.12.2011

Como Citar

Junqueira, R. R., & Wada, E. K. (2011). Stakeholders: Estratégia Organizacional e Relacionamento Estudo de Casos Múltiplos do Setor Hoteleiro. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 10(3), 94–125. https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i3.1773

Edição

Seção

Artigos