Estratégia de Internacionalização de Firmas Brasileiras e Desempenho Financeiro

Autores

  • Pedro Paulo Mendes Silva FECAP
  • João Maurício Gama Boaventura Doutorado em Administração Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i3.1728

Palavras-chave:

Desempenho Financeiro, Internacionalização de Empresas, Rentabilidade Financeira.

Resumo

A internacionalização da firma e o aparecimento de empresas multinacionais não é um acontecimento recente, datam do início da Idade Moderna as primeiras iniciativas em realizar negócios além mar e, dessa forma, incrementar os lucros. Para as empresas brasileiras, em particular, este fenômeno ganhou destaque a partir da década de 1990, com a abertura comercial do país. O objetivo deste estudo é analisar a estratégia de internacionalização de empresas brasileiras, mais particularmente os casos das empresas de capital aberto com investimento direto no exterior superior à US$ 10 milhões, e a relação com o desempenho financeiro dessas empresas. Por meio de um estudo quantitativo, empregando o índice de internacionalização e a variação do desempenho financeiro, desenvolveu-se uma análise da relação entre o processo de internacionalização e os indicadores de desempenho financeiro nas nove empresas que compõe a amostra não-probabilística por conveniência. Os resultados encontrados permitiram concluir que há uma correlação positiva fraca, com indicadores financeiros de crescimento, enquanto as métricas de rentabilidade apontam para uma relação negativa em algumas das variáveis independentes utilizadas.

DOI:10.5585/riae.v10i3.1728

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Mendes Silva, FECAP

possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Álvares Penteado (2009) e curso-tecnico-profissionalizante pelo Centro Universitário Álvares Penteado (2005) .

Downloads

Publicado

02.12.2011

Como Citar

Silva, P. P. M., & Boaventura, J. M. G. (2011). Estratégia de Internacionalização de Firmas Brasileiras e Desempenho Financeiro. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 10(3), 04–21. https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i3.1728

Edição

Seção

Artigos