A Influência da Distância Cultural na Escolha do IDE Adequado no Processo de Internacionalização das Empresas. Uma Visão Teórica

Autores

  • Ivani Ferreira Consultora em Comercio Internacional Autonoma

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i1.1712

Palavras-chave:

Investimento Direto no Exterior, Joint Venture Internacional, Filial de Plena Propriedade, Teoria dos Custos de Transação, Teoria das Capacidades Organizacionais.

Resumo

O presente estudo trata de uma análise teórica sobre a influência que pode ter a distância cultural (DC) sobre o processo de internacionalização das empresas e o custo país que esta variável pode representar; comparando os argumentos da teoria dos custos de transação e a teoria das capacidades organizacionais, com a finalidade de determinar qual será o tipo de investimento estrangeiro direto (IDE) mais adequado, quando as empresas se dirigem a países culturalmente distantes. Dois tipos de estratégias de IDE serão abordados neste estudo: a filial de plena propriedade para empresas que querem expandir seus negócios em países culturalmente distantes, porém apresenta um risco mais baixo, e a IJV (International Joint Venture) para empresas que querem expandir seus negócios em países culturalmente distantes, porém apresenta maior risco para a empresa. A presente análise descreve duas posturas opostas que tratarão de conciliar-se através da inclusão de uma variável moderadora: o risco país. Desta forma buscaremos construir um modelo completo de análise, onde as teorias anteriores se complementam para explicar a atuação empresarial segundo diferentes cenários, nos quais as variáveis que intervêm são a distância cultural e o risco país, simultaneamente.

DOI:10.5585/riae.v10i.1712

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Biografia do Autor

Ivani Ferreira, Consultora em Comercio Internacional Autonoma

Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná (UNICS), Espacialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Comercio Internacional pela Universidad de Vigo na Espanha, título oficial adaptado à nova normativa da Uniao Europeia con validade nos 27 países membros. Ttítulo Revalidado no Brasil pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Concentra-se atualmente em disciplinas ligadas ao comercio exterior, internacionalização de empresas, estratégias de atuação em mercados internacionais e estudo de mercados. As áreas de interesse de pesquisa estão ligadas à internacionalização de empresas e comercio exterior.

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Publicado

03.06.2011

Como Citar

Ferreira, I. (2011). A Influência da Distância Cultural na Escolha do IDE Adequado no Processo de Internacionalização das Empresas. Uma Visão Teórica. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 10(1), 147–169. https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i1.1712

Edição

Seção

Artigos