Estratégias Empresariais para Medicamentos Genéricos no Brasil: Um Estudo com as Dez Maiores Empresas do Setor

Autores

  • Silvia Antonio Sfair
  • Dirceu da Silva
  • Mauro Neves Garcia
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti Universidade Nove de JUlho

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i1.1710

Palavras-chave:

Medicamento Genérico, Indústria farmacêutica, Mensuração de Atitudes de Executivos, Criação de Valor.

Resumo

No Brasil os medicamentos genéricos são considerados seguros e eficazes e, substancialmente mais baratos que os chamados medicamentos de referência e, por essa razão tornaram-se um importante segmento no mercado farmacêutico. Contudo, os estudos sobre o tema, ainda são escassos e os pesquisadores se concentram nos profissionais de saúde e de vendas diretas. Este artigo busca ampliar o conhecimento sobre o tema investigando a visão dos responsáveis pela produção, sua relação com os médicos, políticas governamentais e sobre o gerenciamento do delivery chain para atender o consumidor. Para atender a esse propósito foram realizadas entrevistas em profundidade com dez executivos que ocupam cargos estratégicos na Indústria Farmacêutica de genéricos. A amostra representa aproximadamente 84% das vendas de medicamentos genéricos no Brasil. Os resultados mostraram que a atuação do governo desempenha um papel importante na divulgação de medicamentos genéricos à população, enquanto a farmácia e os distribuidores foram apontados como entraves ao crescimento deste mercado, devido as práticas utilizadas nos pontos de venda. Os médicos são considerados o principal agente na popularização do uso de medicamentos genéricos no Brasil.

DOI:10.5585/riae.v10i.1710

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Biografia do Autor

Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Nove de JUlho

Professor de Programa de Mestrado e Doutorado em Administra de Julhoção - PMDA, da Universidade Nove

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Publicado

03.06.2011

Como Citar

Sfair, S. A., da Silva, D., Garcia, M. N., & Moretti, S. L. do A. (2011). Estratégias Empresariais para Medicamentos Genéricos no Brasil: Um Estudo com as Dez Maiores Empresas do Setor. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 10(1), 77–101. https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i1.1710

Edição

Seção

Artigos