Estratégias Empresariais para Medicamentos Genéricos no Brasil: Um Estudo com as Dez Maiores Empresas do Setor
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i1.1710Palavras-chave:
Medicamento Genérico, Indústria farmacêutica, Mensuração de Atitudes de Executivos, Criação de Valor.Resumo
No Brasil os medicamentos genéricos são considerados seguros e eficazes e, substancialmente mais baratos que os chamados medicamentos de referência e, por essa razão tornaram-se um importante segmento no mercado farmacêutico. Contudo, os estudos sobre o tema, ainda são escassos e os pesquisadores se concentram nos profissionais de saúde e de vendas diretas. Este artigo busca ampliar o conhecimento sobre o tema investigando a visão dos responsáveis pela produção, sua relação com os médicos, políticas governamentais e sobre o gerenciamento do delivery chain para atender o consumidor. Para atender a esse propósito foram realizadas entrevistas em profundidade com dez executivos que ocupam cargos estratégicos na Indústria Farmacêutica de genéricos. A amostra representa aproximadamente 84% das vendas de medicamentos genéricos no Brasil. Os resultados mostraram que a atuação do governo desempenha um papel importante na divulgação de medicamentos genéricos à população, enquanto a farmácia e os distribuidores foram apontados como entraves ao crescimento deste mercado, devido as práticas utilizadas nos pontos de venda. Os médicos são considerados o principal agente na popularização do uso de medicamentos genéricos no Brasil.
DOI:10.5585/riae.v10i.1710
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