Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas em Periódicos de Administração com Alto Fator de Impacto: 2000-2008<Br>Http://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1692

Autores

  • Giancarlo Gomes Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Amelia Silveira Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Mohamed Amal Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i3.1692

Palavras-chave:

Produção científica, Internacionalização, Pequenas e Médias Empresas – PMEs.

Resumo

O artigo analisou a produção científica da Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas – PMEs – em quatro periódicos internacionais de 2000 a 2008, por meio de pesquisa exploratória, com método qualitativo, análise documental e amostra intencional. Foram analisados 26 artigos, considerando os seus objetivos de pesquisa, enquadramentos teóricos, as metodologias adotadas e as principais contribuições ao tema. Verificou-se que esses artigos buscaram compreender, analisar, identificar e interpretar as razões e a importância da internacionalização de PMEs. O modelo de Uppsala foi referência em algumas pesquisas, e a maioria adotou o método quantitativo. Os tópicos principais abordados foram: importância do capital social e das redes na internacionalização e suas alianças globais; competências de gestão e as capacidades pessoais dos gestores; canais de distribuição; relação entre o desempenho internacional e o tamanho da organização, bem como o papel da experiência no exterior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giancarlo Gomes, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Graduação em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2004). Mestrado em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (2009). Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing.

Amelia Silveira, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Administração (UFSC) e Doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Pós-Doutor em Ciências da Informação (Universidad Complutense de Madrid) e em Administração (FEA/USP). Professor Titular da UFSC (Aposentado). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da FURB.Atua, principalmente, nas áreas de Estratégia, Administração Universitária e Ensino Superior, e Empreendedorismo.

Mohamed Amal, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Graduação em Ciências Econômicas pela Université Hassan II de Casablanca (1985) , especialização em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pelo Fundação Universidade Regional de Blumenau (1997) , mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) . Atualmente é professor titular do Fundação Universidade Regional de Blumenau, Membro de corpo editorial da Revista de Negócios, Revisor de periódico da Revista de Negócios e Revisor de periódico da Latin American Business Review (Binghamton). Tem experiência na área de Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Investimento externo direto, Empresas multinacionais, Panel data, Determinantes.

Downloads

Publicado

28.01.2011

Como Citar

Gomes, G., Silveira, A., & Amal, M. (2011). Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas em Periódicos de Administração com Alto Fator de Impacto: 2000-2008<Br>Http://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1692. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 9(3), 112–138. https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i3.1692

Edição

Seção

Artigos