Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas em Periódicos de Administração com Alto Fator de Impacto: 2000-2008<Br>Http://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1692
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i3.1692Palavras-chave:
Produção científica, Internacionalização, Pequenas e Médias Empresas – PMEs.Resumo
O artigo analisou a produção científica da Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas – PMEs – em quatro periódicos internacionais de 2000 a 2008, por meio de pesquisa exploratória, com método qualitativo, análise documental e amostra intencional. Foram analisados 26 artigos, considerando os seus objetivos de pesquisa, enquadramentos teóricos, as metodologias adotadas e as principais contribuições ao tema. Verificou-se que esses artigos buscaram compreender, analisar, identificar e interpretar as razões e a importância da internacionalização de PMEs. O modelo de Uppsala foi referência em algumas pesquisas, e a maioria adotou o método quantitativo. Os tópicos principais abordados foram: importância do capital social e das redes na internacionalização e suas alianças globais; competências de gestão e as capacidades pessoais dos gestores; canais de distribuição; relação entre o desempenho internacional e o tamanho da organização, bem como o papel da experiência no exterior.
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