Aglomerado produtivo competitivo ou cooperativo? O caso do aglomerado moveleiro do carmo do cajuru (MG)
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i1.2707Palavras-chave:
Cluster, Cooperação, CompetiçãoResumo
Objetivo: o objetivo do presente artigo é caracterizar o processo de cooperação no aglomerado moveleiro do Carmo do Cajuru (MG).
Metodologia: a pesquisa foi dividida em duas etapas, na qual a primeira etapa (quantitativa) aplicou-se uma survey, e para a etapa posterior (qualitativa) desenvolveu-se entrevistas semiestruturadas. Assim, a utilização de duas técnicas de coleta de dados buscou-se aprofundar resultados, assim como triangular os dados.
Originalidade/Relevância: a análise de relações de competitividade e cooperação em aglomerados permite compreender as dinâmicas de atuação de tais aglomerados, sobretudo em países emergentes como o Brasil.
Resultados: constatou-se que, embora os sujeitos possuam percepções diferentes sobre competição e cooperação, ambos concordam que a competição se sobressai em relação a cooperação. Além disso, pela análise multivariada, foram obtidos dois grupos de empresas, sendo que o primeiro foi composto de micro e pequenas empresas, enquanto o segundo grupo foi composto por empresas maiores. Por último, verificou-se que o aglomerado é caracterizado como informal, e como tal, atribui as responsabilidades de suas interações a um órgão intermediador, apresenta vestígios de cooperação e a competitividade é mais destrutiva.
Contribuições Teóricas: como contribuições do estudo destaca-se a consolidação teórica da disciplina de rede, bem como da literatura nacional sobre a temática.
Palavras-Chave: Aglomerados; Cooperação; Competição
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.