Efeitos do Gênero sobre a Decisão de Contratação e Promoção de Líderes

Autores

  • Amanda Marques Ramos Fucape Business School
  • Bruno Félix Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i1.2605

Palavras-chave:

Gênero, Seleção, Viés, Preconceito, Estereótipo

Resumo

Objetivo: Analisar os efeitos das diferenças de gênero nas decisões de emprego.

Método: Para tal, foi desenvolvido um estudo com um design de experimento, que contou com a participação de 202 profissionais que interpretaram o papel de selecionadores.

Originalidade/Relevância: há uma escassez de estudos que analisem o viés de gênero em processos seletivos por uma abordagem quantitativa.

Resultados: Em comparação à candidata mulher para uma vaga de emprego para o nível de liderança, o candidato homem foi mais bem avaliado em termos de adequação ao cargo, probabilidade de contratação e promoção. Além disso, foi considerado como mais competente e menos cordial.

Contribuições teóricas/metodológicas: o estudo fornece evidências que permitem contestar o argumento teórico de que mulheres seriam preteridas em termos de escolhas de emprego necessariamente em razão de fatores racionais, como a maternidade.

Contribuições sociais / para a gestão: Sugere-se que organizações dediquem maior atenção a processos que envolvem a carreira de mulheres em organizações, uma vez que tais decisões, quando enviesadas, podem levar organizações a escolhas não racionais e estereotipadas.

 

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Biografia do Autor

Amanda Marques Ramos, Fucape Business School

Mestre em Administração pela Instituição de Ensino Superior Fucape Business School, Espírito Santo, (Brasil).

Bruno Félix, Fucape Business School

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - M, São Paulo, (Brasil). Professor pela Instituição de Ensino Superior Fucape Business School

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Publicado

03.01.2019

Como Citar

Ramos, A. M., & Félix, B. (2019). Efeitos do Gênero sobre a Decisão de Contratação e Promoção de Líderes. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 18(1), 71–89. https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i1.2605

Edição

Seção

Artigos