Efeitos do Gênero sobre a Decisão de Contratação e Promoção de Líderes
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i1.2605Palavras-chave:
Gênero, Seleção, Viés, Preconceito, EstereótipoResumo
Objetivo: Analisar os efeitos das diferenças de gênero nas decisões de emprego.
Método: Para tal, foi desenvolvido um estudo com um design de experimento, que contou com a participação de 202 profissionais que interpretaram o papel de selecionadores.
Originalidade/Relevância: há uma escassez de estudos que analisem o viés de gênero em processos seletivos por uma abordagem quantitativa.
Resultados: Em comparação à candidata mulher para uma vaga de emprego para o nível de liderança, o candidato homem foi mais bem avaliado em termos de adequação ao cargo, probabilidade de contratação e promoção. Além disso, foi considerado como mais competente e menos cordial.
Contribuições teóricas/metodológicas: o estudo fornece evidências que permitem contestar o argumento teórico de que mulheres seriam preteridas em termos de escolhas de emprego necessariamente em razão de fatores racionais, como a maternidade.
Contribuições sociais / para a gestão: Sugere-se que organizações dediquem maior atenção a processos que envolvem a carreira de mulheres em organizações, uma vez que tais decisões, quando enviesadas, podem levar organizações a escolhas não racionais e estereotipadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.