Valuation de uma spin-off brasileira de cloud computing voltada para o mercado de pequenas e médias empresas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v19i2.13978

Palavras-chave:

Estratégia empresarial, Valuation, Cloud computing, Empreendedorismo, Pequenas e médias empresas.

Resumo

Objetivo do Trabalho: O presente estudo tem como objetivo estudar a estratégia de realização de valuation de empresas de tecnologia, em especial de uma spin-off brasileira de cloud computing voltada para o mercado de pequenas e médias empresas, de forma a orientar os empreendedores desse setor para as fases de negociação de participação para captação de recursos para investidor Venture Capital com a finalidade de expansão ou saída do negócio.

Metodologia: Foi realizado um estudo de caso em uma spin-off específica, com foco em soluções de software de gestão empresarial para pequenas e médias empresas.

Originalidade: O mercado de cloud computing cresceu, no Brasil, 47% em 2016, o que indica um grande potencial para novas empresas focadas nesse segmento. Dessa forma, passa a ser relevante o estudo de estratégias de crescimento, de expansão ou de vendas dessas empresas.

Principais Resultados: A aplicação dos resultados obtidos  com o estudo pode ser útil para nortear estratégias de captação de recursos com fins de expansão dessas empresas de cloud computing através da sua avaliação tanto para futuros empreendedores quanto para investidores.

Contribuições Teóricas: A aplicação de um método de valuation de uma spin-off de uma empresa que atua no segmento de cloud computing para captação de recursos de investidores Venture Capital representa uma contribuição tanto para empreendedores quanto para investidores.

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Biografia do Autor

Liliam Sanchez Carrete, Universidade de São Paulo

Professora de Finanças da FEA - USP e atua na AUSPIN, Agência USP de Inovação como Assessora da Coordenação na gestão do PPT - Programa Parceiro Tecnológico da USP. Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2007). Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2001). Graduada em Administração pela Universidade de São Paulo (1993).

Decio Krakauer, Universidade de São Paulo

Mestrado Profissional em Empreendedorismo pela Fundação Universidade de São Paulo (2018). Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1987).

Jane Aparecida Marques, Universidade de São Paulo

Professora Livre Docente em Comunicação e Marketing. Atua no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte e do Programa Profissional em Empreendedorismo, ambos da Universidade de São Paulo. Professora do curso de Graduação em Marketing da Universidade de São Paulo. Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

19.08.2020

Como Citar

Carrete, L. S., Krakauer, D., & Marques, J. A. (2020). Valuation de uma spin-off brasileira de cloud computing voltada para o mercado de pequenas e médias empresas. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 19(2), 28–39. https://doi.org/10.5585/riae.v19i2.13978

Edição

Seção

Artigos