Mapeando a abordagem estratégica em publicações acadêmicas sobre o terceiro setor
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v6i2.1239Palavras-chave:
Estratégia. Sustentabilidade. Terceiro Setor.Resumo
O Terceiro Setor é um amplo e rico campo de pesquisas e investigações; no entanto, a produção acadêmica de estudos críticos e analíticos referentes às organizações sociais nesse setor pode ser considerada incipiente. Em áreas específicas como estratégia, no campo teórico ou empírico, percebe-se a forte relação com o mundo privado, o que para alguns autores não inviabiliza o estudo de algumas técnicas e concepções para as organizações do Terceiro Setor. Neste ensaio teórico, é apresentado o que se discute sobre estratégia, nas principais publicações acadêmicas do Terceiro Setor, apresentadas nos encontros da ANPAD, de 1997 a 2006. Entre os aspectos ou temas-centrais encontrados na pesquisa, identiicam-se a conceituação e a formação das estratégias, as alianças estratégicas, os indicadores, os stakeholders e a estratégia como prática. A possibilidade de esses temas serem encontrados decorre das particularidades desse setor, caracterizadas na sua estrutura ou funcionalidade.