Mapeando a abordagem estratégica em publicações acadêmicas sobre o terceiro setor

Autores

  • Augusto Cesar Marins Machado machado
  • Karine Francisconi
  • Sergio Filipe Chaerki

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v6i2.1239

Palavras-chave:

Estratégia. Sustentabilidade. Terceiro Setor.

Resumo

O Terceiro Setor é um amplo e rico campo de pesquisas e investigações; no entanto, a produção acadêmica de estudos críticos e analíticos referentes às organizações sociais nesse setor pode ser considerada incipiente. Em áreas específicas como estratégia, no campo teórico ou empírico, percebe-se a forte relação com o mundo privado, o que para alguns autores não inviabiliza o estudo de algumas técnicas e concepções para as organizações do Terceiro Setor. Neste ensaio teórico, é apresentado o que se discute sobre estratégia, nas principais publicações acadêmicas do Terceiro Setor, apresentadas nos encontros da ANPAD, de 1997 a 2006. Entre os aspectos ou temas-centrais encontrados na pesquisa, identiicam-se a conceituação e a formação das estratégias, as alianças estratégicas, os indicadores, os stakeholders e a estratégia como prática. A possibilidade de esses temas serem encontrados decorre das particularidades desse setor, caracterizadas na sua estrutura ou funcionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02.09.2008

Como Citar

Machado, A. C. M., Francisconi, K., & Chaerki, S. F. (2008). Mapeando a abordagem estratégica em publicações acadêmicas sobre o terceiro setor. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 6(2), 127–136. https://doi.org/10.5585/ijsm.v6i2.1239

Edição

Seção

Artigos