Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil

Autores

  • Paulo Sidney Ferreira
  • Marcos Alberto Castelhano Bruno

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v5i2.134

Palavras-chave:

Aliança estratégica. Gradiente. Joint venture. Nokia. Telefone celular digital.

Resumo

O mercado de telefonia celular vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. A explosão do consumo, a globalização e os avanços tecnológicos transformaram esse mercado em um dos mais competitivos do mundo. Tal cenário promove o interesse por países considerados promissores, como o Brasil, hoje o sexto maior mercado de celulares. A alternativa mais utilizada, nos últimos anos, por empresas internacionais que pretendem entrar nesses países têm sido as alianças estratégicas. Neste artigo, analisam-se a aliança internacional firmada entre a Nokia e a Gradiente e os resultados obtidos. O caso mostra a adequação do uso de estratégias de cooperação para ingresso em um mercado internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27.12.2007

Como Citar

Ferreira, P. S., & Bruno, M. A. C. (2007). Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 5(2), 91–100. https://doi.org/10.5585/ijsm.v5i2.134

Edição

Seção

Artigos