Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v5i2.134Palavras-chave:
Aliança estratégica. Gradiente. Joint venture. Nokia. Telefone celular digital.Resumo
O mercado de telefonia celular vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. A explosão do consumo, a globalização e os avanços tecnológicos transformaram esse mercado em um dos mais competitivos do mundo. Tal cenário promove o interesse por países considerados promissores, como o Brasil, hoje o sexto maior mercado de celulares. A alternativa mais utilizada, nos últimos anos, por empresas internacionais que pretendem entrar nesses países têm sido as alianças estratégicas. Neste artigo, analisam-se a aliança internacional firmada entre a Nokia e a Gradiente e os resultados obtidos. O caso mostra a adequação do uso de estratégias de cooperação para ingresso em um mercado internacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27.12.2007
Como Citar
Ferreira, P. S., & Bruno, M. A. C. (2007). Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 5(2), 91–100. https://doi.org/10.5585/ijsm.v5i2.134
Edição
Seção
Artigos