A responsabilidade social corporativa como um fator de diferenciação na competitividade das organizações

Autores

  • Luiz Valdeci Primolan

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v3i1.57

Palavras-chave:

Organizações e imagem cívica. Responsabilidade social. Vantagem competitiva.

Resumo

O êxito de uma empresa não está vinculado apenas ao sucesso de seu produto ou serviço. Ele é fruto de uma série de ‘pequenos sucessos’ numa complexa rede de articulações e relacionamentos de pessoas e da forma como elas conduzem os processos dentro e fora da empresa. Todos, indiscriminadamente – funcioná­rios, fornecedores, clientes, comunidade e meio ambiente –, formam uma rede de interdependência que é a base de sustentação para uma organização de suces­so. Nesse contexto, este estudo propõe uma discussão acerca da importância da responsabilidade social corporativa como diferencial competitivo para o êxito das organizações, abordando-a como item de sua estratégia. Os resultados deste es­tudo, de base bibliográfica, apontam que as organizações que desenvolvem ações de responsabilidade social conseguem diferenciar-se de seus concorrentes e são valorizadas por seus clientes.

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Publicado

12.12.2007

Como Citar

Primolan, L. V. (2007). A responsabilidade social corporativa como um fator de diferenciação na competitividade das organizações. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 3(1), 125–134. https://doi.org/10.5585/ijsm.v3i1.57

Edição

Seção

Artigos