A responsabilidade social corporativa como um fator de diferenciação na competitividade das organizações
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v3i1.57Palavras-chave:
Organizações e imagem cívica. Responsabilidade social. Vantagem competitiva.Resumo
O êxito de uma empresa não está vinculado apenas ao sucesso de seu produto ou serviço. Ele é fruto de uma série de ‘pequenos sucessos’ numa complexa rede de articulações e relacionamentos de pessoas e da forma como elas conduzem os processos dentro e fora da empresa. Todos, indiscriminadamente – funcionários, fornecedores, clientes, comunidade e meio ambiente –, formam uma rede de interdependência que é a base de sustentação para uma organização de sucesso. Nesse contexto, este estudo propõe uma discussão acerca da importância da responsabilidade social corporativa como diferencial competitivo para o êxito das organizações, abordando-a como item de sua estratégia. Os resultados deste estudo, de base bibliográfica, apontam que as organizações que desenvolvem ações de responsabilidade social conseguem diferenciar-se de seus concorrentes e são valorizadas por seus clientes.