Indicadores de competitividade empresarial para a formulação de estratégias

Autores

  • Adilson Caldeira

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v3i1.54

Palavras-chave:

Competitividade. Desempenho estratégico. Estratégia. Mensuração.

Resumo

As constantes mudanças do ambiente desafiam as organizações à formulação de estratégias que lhes confiram competitividade e lhes permitam sobreviver, adequando-se aos padrões de conduta praticados em seu meio de ação. Empre­sas são consideradas competitivas se obtêm resultados satisfatórios a partir de práticas aceitas e valorizadas no ambiente em que atuam motivo pelo qual mui­tas procuram referenciar-se nos exemplos de sucesso. O objetivo principal deste estudo é identificar fontes de informação para avaliação da competitividade na economia internacional e analisar as referências aos padrões de comportamento empresarial competitivo no Brasil. Recorreu-se a fontes de informação bibliográ­fica complementada por pesquisa qualitativa exploratória sobre a disponibilidade de dados setoriais potencialmente utilizados pelas empresas na identificação de sua competitividade. Como principais resultados, destacam-se o resgate da atual discussão conceitual sobre a competitividade empresarial e suas formas de avalia­ção e a identificação de fontes de dados disponíveis no Brasil e em outros países que a possibilitam

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Publicado

12.12.2007

Como Citar

Caldeira, A. (2007). Indicadores de competitividade empresarial para a formulação de estratégias. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 3(1), 87–100. https://doi.org/10.5585/ijsm.v3i1.54

Edição

Seção

Artigos