Uma Revisão Bibliográfica Sobre os Modelos de Negócios Inovadores

Autores

  • Yuri Borba Vefago UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Thiago Henrique Almino Francisco UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Marina Keiko Nakayama UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i1.2458

Palavras-chave:

Modelos de Negócio, Criação de Valor, Sociedade Baseada no Conhecimento.

Resumo

O estudo busca solucionar questões relacionadas aos desafios gerados em uma sociedade baseada no conhecimento, que apresenta contextos de alta competição e cobra pontualidade e maturidade, no que se refere a abordagem, pelos diversos atores envolvidos no processo de inovação. Neste sentido, os modelos de negócios surgem como instrumentos capazes de criar valor e mudar contextos a partir de suas abordagens diferenciadas. Para tanto, faz-se necessário entender o contexto desta nova sociedade baseada no conhecimento, conhecendo alguns conceitos e perspectivas. Cabe entender também, o que a literatura fala sobre os modelos de negócios inovadores, que se colocam como objeto de estudo desta pesquisa. A pesquisa utiliza-se de uma abordagem qualitativa e fez uso do estudo bibliográfico como formas de coleta e análise de dados. Aos resultados, cabe ressaltar as contribuições geradas a partir das visões da literatura que contribuem para o fortalecimento dos modelos de negócios como instrumentos inovadores e com papel fundamental dentro de cenários que exigem pontualidade e muita atenção para com o contexto.

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Biografia do Autor

Thiago Henrique Almino Francisco, UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutorando, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais e Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera. Atualmente é Coordenador do Setor de Avaliação Institucional, do Grupo de Estudos em Metodologias Ativas e Professor do Departamento de Administração, ambos vinculados a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Marina Keiko Nakayama, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Professora titular do Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC. Doutorado em administração na UFRGS, com estágio na HEC-Montreal-Canadá, concluído em 1997. Mestrado em Administração pela UFRGS e graduação em psicologia. Pesquisa e orienta na área de gestão e mídia do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, ensino à distância, gestão de pessoas e inovação (foco em relações interpessoais) trans inteligência e desenvolvimento de novas aptidões, confiança no ambiente organizacional e de aprendizagem, recursos educacionais e cocriação. Coordenadora do grupo de pesquisa NEOGAP (Núcleo de Estudos e Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas) e membro do NEDECC- Núcleo de Estudos e Desenvolvimentos em Conhecimento e Consciência - UFSC. Tem como foco de especialidade em grounded theory. Coordenadora do programa Aluno Integrado-UFSC-MEC, coordena projetos relacionados com experiências de co aprendizagem, REA, produção acadêmica e livro eletrônico.

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Publicado

07.11.2018

Como Citar

Vefago, Y. B., Francisco, T. H. A., & Nakayama, M. K. (2018). Uma Revisão Bibliográfica Sobre os Modelos de Negócios Inovadores. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 17(1), 05–14. https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i1.2458

Edição

Seção

Perspectivas