Aprendizado de Rede no Contexto de Intercooperação e Fusão de Redes: A Opção de Não-Fusão
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i4.2663Palavras-chave:
Redes Empresariais. Intercooperação de Redes. Fusão de Redes. Aprendizado de Redes.Resumo
Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar como ocorreu a aprendizagem da rede na opção de não fundir, no contexto de intercooperação e fusão entre redes de cooperação empresarial.
Método: Realizou-se estudo de caso único, que consiste nos episódios de intercooperação entre quatro redes e o processo de fusão de outras três, sendo o objeto de análise deste estudo justamente a rede que optou pela não-fusão. Realizou-se entrevistas e análise documental.
Originalidade/Relevância: dentre as estratégias de crescimento para as redes está a intercooperação e a fusão entre redes. Já foram realizados estudos sobre episódios de intercooperação e fusão entretanto não há conhecimento dos episódios de aprendizagem em uma situação de opção de não-fusão.
Resultados: Os programas sociais implantados visam ampliar a representatividade dos associados na cooperativa e o novo processo assemblear promoveu uma mudança significativa na participação dos associados, resultando no aumento do número de votantes nas assembleias, fortalecendo o envolvimento destes e aumentando a legitimidade da cooperativa perante os associados e a instituição regulatória.
Contribuições teóricas: Fatores como aumento do poder de barganha e troca de informações favorecem a intercooperação e diferenças no foco, identidade e políticas de gestão inibem a fusão.
Contribuições para a gestão: A principal contribuição gerencial deste estudo é a importância da participação em eventos do setor e a inserção da “agenda” de fusão e intercooperação no planejamento da rede.