Aprendizado de Rede no Contexto de Intercooperação e Fusão de Redes: A Opção de Não-Fusão

Autores

  • Taisson Toigo Unisinos-RS

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i4.2663

Palavras-chave:

Redes Empresariais. Intercooperação de Redes. Fusão de Redes. Aprendizado de Redes.

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar como ocorreu a aprendizagem da rede na opção de não fundir, no contexto de intercooperação e fusão entre redes de cooperação empresarial.

Método: Realizou-se estudo de caso único, que consiste nos episódios de intercooperação entre quatro redes e o processo de fusão de outras três, sendo o objeto de análise deste estudo justamente a rede que optou pela não-fusão. Realizou-se entrevistas e análise documental.

Originalidade/Relevância: dentre as estratégias de crescimento para as redes está a intercooperação e a fusão entre redes. Já foram realizados estudos sobre episódios de intercooperação e fusão entretanto não há conhecimento dos episódios de aprendizagem em uma situação de opção de não-fusão.

Resultados: Os programas sociais implantados visam ampliar a representatividade dos associados na cooperativa e o novo processo assemblear promoveu uma mudança significativa na participação dos associados, resultando no aumento do número de votantes nas assembleias, fortalecendo o envolvimento destes e aumentando a legitimidade da cooperativa perante os associados e a instituição regulatória.

Contribuições teóricas: Fatores como aumento do poder de barganha e troca de informações favorecem a intercooperação e diferenças no foco, identidade e políticas de gestão inibem a fusão.

Contribuições para a gestão: A principal contribuição gerencial deste estudo é a importância da participação em eventos do setor e a inserção da “agenda” de fusão e intercooperação no planejamento da rede.

 

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Publicado

04.10.2018

Como Citar

Toigo, T. (2018). Aprendizado de Rede no Contexto de Intercooperação e Fusão de Redes: A Opção de Não-Fusão. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 17(4), 111–124. https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i4.2663

Edição

Seção

Artigos