O Efeito Moderador das Capabilidades da Manufatura na Relação entre Gestão Estratégica da Cadeia de Suprimentos e Desempenho de Negócios
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i4.2634Palavras-chave:
Capabilidades da Manufatura. Gestão da Cadeia de Suprimentos. Desempenho de Negócios. Polo Tecnológico.Resumo
Objetivo do estudo: o objetivo deste artigo é investigar o efeito moderador das capabilidades de manufatura na relação entre gestão da cadeia de suprimentos e o desempenho de negócios associados a polos de tecnologia no Brasil.
Metodologia/Abordagem: inicialmente foram feitas entrevistas em profundidade com dez gestores da cadeia a fim de conhecer as capabilidades de manufatura e desenvolver um questionário para coleta de dados. Em seguida, os questionários foram submetidos a pré-testes em dez empresas e após isso foram coletadas 125 respostas, distribuídas em seis polos de tecnologia.
Originalidade/Relevância: na literatura sobre gestão da cadeia de suprimentos, há registros de sua influência no desempenho de negócios. Porém, pesquisas que investigam diretamente o efeito moderador das capabilidades de manufatura nessa relação são escassas, o que indica a relevância da pesquisa e sua originalidade nos estudos envolvendo cadeia de suprimentos e polos de tecnologia.
Principais resultados: os dados tratados pela regressão linear revelaram que as capabilidades de manufatura moderam a relação entre gestão da cadeia de suprimentos e desempenho de negócios.
Contribuições teóricas/metodológicas: do ponto de vista acadêmico, a contribuição da pesquisa foi identificar o efeito moderado do construto capabilidades de manufatura, por meio de variáveis como pessoal de produção capacitado, métodos de produção avançados e a eficaz transformação de pesquisas e desenvolvimento em produção efetiva, para o aumento do desempenho nos negócios.