A Inter-Relação entre Competividade e Cadeia de Valor: Estudo de Caso em Empresa Metal-Mecânica do Oeste de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i3.2546Palavras-chave:
Cadeia de Valor. Análise de Competitividade. Vantagem Competitiva.Resumo
Objetivo: Compreender a inter-relação entre a análise de competitividade e da cadeia de valor para o diagnóstico estratégico de uma empresa no ramo metalmecânico e a sua importância para a identificação da vantagem competitiva.
Método: Trata-se de estudo com abordagem predominantemente qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro executivos da empresa e de pesquisa documental. A análise ocorreu com base na técnica de análise de conteúdo.
Originalidade/Relevância: Considerando que a vantagem competitiva se constrói a partir da adequação das competências desenvolvidas pela empresa com as demandas do ambiente, esta pesquisa buscou integrar em um caso real a análise das forças competitivas com a análise da cadeia de valor, com olhar sistêmico da capacidade da empresa atender às necessidades do público-alvo visado.
Resultados: Evidenciou-se que a empresa construiu vantagem competitiva diretamente ligado à adequação da sua cadeia de valor, pela automação e eficácia das atividades primárias de logística interna, produção, logística externa e às operações de vendas. A principal vantagem competitiva está alicerçada na diferenciação de uma qualidade robusta que garanta a satisfação dos clientes. E, embora não atinja a liderança de custos no setor, consegue ser competitiva neste quesito justamente pelo nível de automação e consistência de seus processos.
Contribuições teóricas/metodológicas: A proposição de estabelecer o cruzamento entre análise da cadeia de valor com o modelo das cinco forças competitivas para a identificação da vantagem competitiva se mostrou metodologicamente adequada e relevante para a empresa em estudo.