O Desenvolvimento da Capacidade Inovativa: O Caso da Fratelli Indústria Metalúrgica e Energias Renováveis – Santa Rosa/Rs

Autores

  • Clarice Vepo do Nascimento Welter Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ
  • Jorge Oneide Sausen Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Gabriela Cappellari Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i3.2623

Palavras-chave:

Capacidades Dinâmicas. Capacidade Inovativa. Empresas de Pequeno Porte.

Resumo

Objetivo do estudo: Identificar, compreender e analisar os mecanismos e instrumentos organizacionais de desenvolvimento da capacidade inovativa na Fratelli, indústria do setor metalúrgico e energias renováveis. Buscou-se descrever e analisar os comportamentos e habilidades, processos e rotinas e mecanismos de aprendizagem e governança do conhecimento que sustentam o desenvolvimento da capacidade inovativa.

Metodologia/Abordagem: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, realizada mediante estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com o proprietário e gerente de projetos e interpretados por intermédio da análise de conteúdo.

Originalidade/Relevância: Estudar o modo como pequenas organizações desenvolvem processos inovativos para competir no mercado, se reveste de importância acadêmica, uma vez que boa parte dos estudos sobre inovação encontrados na literatura, tem concentrado atenção em explorar esses processos em empresas de grande porte.

Principais resultados: Os resultados mostraram que os mecanismos e instrumentos desencadeadores do desenvolvimento da capacidade inovativa, constituem-se na habilidade do empreendedor em identificar oportunidades mercadológicas, analisar o ambiente e antecipar tendências futuras. Abertura em receber ideias de clientes e funcionários, o investimento em treinamentos e formação acadêmica da equipe, propiciaram ambiente inovador, estimulando o desenvolvimento de inovações

Contribuições teóricas/metodológicas: A contribuição deste estudo reside no fato de explorar os mecanismos organizacionais que propiciam o desenvolvimento da capacidade inovativa de pequenas empresas. Explorar tais mecanismos reveste-se de importância para a compreensão dos processos organizacionais antecedentes da inovação nas empresas de pequeno porte.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Vepo do Nascimento Welter, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

Graduada em administração pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP/2010), Especialista em Gestão de Negócios pela Celler Faculdades (2012) e, mestranda em Desenvolvimento Regional pela UNIJUÍ (2016). Atualmente é integrante do grupo de pesquisa em competitividade e gestão estratégica para o desenvolvimento (GPCOM/UNIJUI). Tem experiência na área de administração, com ênfase no comércio exterior.

Jorge Oneide Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Santa Catarina, (Brasil). Professor Titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ - Rio Grande do Sul.

Gabriela Cappellari, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

Possui Graduação em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ/RS (2010), Especialização em Marketing - UNIJUÍ/RS (2011), Especialização em Gestão Empresarial - UNIJUÍ/RS (2015), Mestrado em Desenvolvimento, linha de pesquisa gestão empresarial - UNIJUÍ/RS (2017) e é doutoranda em Desenvolvimento Regional - UNIJUÍ/RS. Atua em projetos de pesquisa e é professora na UFSM Palmeira das Missões/RS. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégias Organizacionais, Planejamento, Marketing e Comércio Internacional.

Downloads

Publicado

13.09.2018

Como Citar

Vepo do Nascimento Welter, C., Oneide Sausen, J., & Cappellari, G. (2018). O Desenvolvimento da Capacidade Inovativa: O Caso da Fratelli Indústria Metalúrgica e Energias Renováveis – Santa Rosa/Rs. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 17(3), 100–115. https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i3.2623

Edição

Seção

Artigos