Matriz Estratégica de Inteligência Competitiva
DOI:
https://doi.org/10.5585/riae.v17i2.2541Palavras-chave:
Inteligência Competitiva. Acionabilidade. Integridade.Resumo
O objetivo deste trabalho é propor uma matriz de relacionamento entre os conceitos de Acionabilidade – do modelo FAROUT de (Fleisher & Bensoussan, 2003) – e Integridade –(Marcial, Costa, & Curvelo, 2002) na Inteligência Competitiva (IC). Como metodologia, foi realizada uma pesquisa descritiva com um corte transversal único e aplicado a oito organizações escolhidas por conveniência do modelo, de setores diversos. Trata-se de um estudo qualitativo, setorial, exploratório de casos múltiplos. O Estudo produziu um modelo de análise associando acionabilidade e integridade de forma única. Como contribuição, foi elaborado uma proposta de matriz de relacionamento para verificar se as empresas possuem efetivamente uma área de IC e não de espionagem, especulação ou armazenagem; na matriz, os elementos constitutivos dos atributos da Acionabiliade e Integridade são medidos e classificados. Dentre as empresas pesquisadas, somente três delas demonstraram capacidade plena de construção de uma área de IC. A principal contribuição desse trabalho foi guardar similaridade com as ferramentas estratégicas tradicionais e associar dois conceitos essenciais à verificação da capacidade competitiva da empresa.