Grounded Theory con la Utilización del Software Atlas.Ti: Un Ejemplo Empírico de Estudio sobre Estrategia de Ascensión del Emprendimiento Innovador en Negocios Sociales

Autores/as

  • Priscila Rezende da Costa PPGA-UNINOVE
  • Lucimar da Silva Itelvino UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v17i3.2683

Palabras clave:

Grounded Theory. ATLAS.ti. Emprendimiento Innovador. Negocios Sociales.

Resumen

Objetivo del estudio: Explorar cómo se da la estrategia de ascenso del emprendimiento innovador, en negocios sociales, que califica la oferta de productos y servicios educativos y de salud.

Metodología / enfoque: Se adoptó la investigación cualitativa denominada Grounded Theory, fundamentada en datos empíricos. Para ello, se construyó un ejemplo didáctico, con la utilización detallada del Software ATLAS.ti. La unidad hermenéutica (proyecto en el ATLAS.ti) contempló los siguientes documentos principales: (a) historias de vida de seis emprendedores sociales, (b) informes sobre el desarrollo de los negocios sociales (Cren, Cies, Geekie, Imaflora, Educar y Noos) y (c) testimonios de los individuos afectados.

Principales resultados: En relación a los principales resultados, se destaca el detalle didáctico sobre cómo el ATLAS.ti fue utilizado como apoyo a las codificaciones (abierta, axial y selectiva), que fundamentan a Grounded Theory, promoviendo la organización, recuperación y cruce de datos sobre la estrategia de ascenso del emprendimiento innovador en negocios sociales;

Contribuciones teóricas / metodológicas: La principal contribución fue la proposición de una matriz de alineación de Grounded Theory, con utilización detallada del Software ATLAS.ti, considerando como ejemplo didáctico la estrategia de ascensión del emprendimiento innovador, en negocios sociales, que califican la oferta de productos y servicios educativos y salud.

Relevancia / originalidad: Es posible demostrar las asociaciones entre categorías y subcategorías de análisis del estudio a partir de componentes característicos del ATLAS.ti (no disponibles en otros CAQDAS), como Code Cooccurence y Networks.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Priscila Rezende da Costa, PPGA-UNINOVE

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, FEA USP, 2012. Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, FEA RP USP, 2007. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, 2005. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da UNINOVE, 2010-2014. Atualmente é professora da Universidade Nove de Julho, UNINOVE, no Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado e Doutorado, Linha de Inovação, lecionando as seguintes disciplinas: Seminários de Dissertação; Seminários de Tese; Fronteiras do Conhecimento em Metodologia da Pesquisa; Gestão e Internacionalização do Empreendedorismo Inovador; e Tópicos Especiais em Inovação. Também é professora do curso de Graduação em Administração da UNINOVE e atua na coordenação técnica e acadêmica do Programa Escola da Ciência. É editora científica dos periódicos International Journal of Innovation (IJI) e Innovation & Management Review (IMR), além disso, é avaliadora de periódicos na área de Administração, tais como: Revista de Administração da USP (RAUSP); Revista Brasileira de Gestão de Negócios (RBGN); Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE (RACEF); Future Studies Research Journal; Internext; Gestão & Regionalidade; Desenvolvimento em Questão; Revista Ciências Administrativas; Revista GeAS; Revista de Gestão e Projetos; Revista Gestão e Secretariado; e Exacta. É líder de Grupo de Pesquisa do CNPq, intitulado Estratégia de Inovação, e no âmbito do grupo coordenou projetos de pesquisa financiados pelo CNPq: Projeto n° 471875/2014-7, intitulado Geração de Inovações para o Desenvolvimento Sustentável: Um Estudo com Empresas de Base Tecnológica de Economias Emergentes (2015-2017) e Projeto n° 108313/2017-4, intitulado Capacidades Relacional e Absortiva para Geração de Inovações: Um Estudo com Born Globals Brasileiras (2016-2017). Também participa dos seguintes grupos de pesquisa: Gestão e Modelos da Inovação (UNINOVE); Inovação e Sustentabilidade (UNINOVE); Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP (PGT/USP); Núcleo de Pesquisas em Inovação, Gestão Empreendedora e Competitividade da USP (INGTEC); e Inovação na Era Digital (UFABC). Tem experiência na área de Administração e seus principais temas de pesquisa são: cooperação empresa-universidade, capacidades dinâmicas, capacidade relacional, capacidade absortiva e internacionalização da inovação.

Lucimar da Silva Itelvino, UNINOVE

Doutora em Educação pela Universidade Nove de Julho, 2015. Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho, 2005. Mestre em Administração pela Universidade de Guarulhos, 2001. Especialista em Administração pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, 1992. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Camilo Castelo Branco, 1997. Graduada em Administração pela Universidade Camilo Castelo Branco, 1994. Atualmente é coordenadora e professora do curso de Administração da Universidade Nove de Julho (Campus Vila Maria). Coordena projeto de pesquisa docente intitulado "Um Estudo Bibliométrico no campo do Empreendedorismo Social (N° 033022, vigência agosto 2017 a junho 2018). Participa do grupo de pesquisa CNPq "Estratégia de Inovação". Tem experiência na área de Administração e seus principais temas de pesquisa são: ética, moral, cultura organizacional, educação (formal, informal e não-formal) e empreendedorismo social.

Publicado

2018-09-13

Cómo citar

Costa, P. R. da, & Itelvino, L. da S. (2018). Grounded Theory con la Utilización del Software Atlas.Ti: Un Ejemplo Empírico de Estudio sobre Estrategia de Ascensión del Emprendimiento Innovador en Negocios Sociales. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 17(3), 17–40. https://doi.org/10.5585/riae.v17i3.2683

Número

Sección

Perspectives