Avaliação do Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) nos Municípios do RN com Vistas à Definição de Estratégias de Gestão
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v3i1.114Palavras-chave:
IDSUS, Estratégias de Gestão, PROADESS, Ministério da Saúde, Efetividade.Resumo
Este estudo objetiva avaliar o IDSUS nos municípios do Estado do Rio Grande do Norte, com o segundo melhor resultado na região Nordeste e 12ª colocação no ranking nacional. Assim, objetivou-se avaliar, estatisticamente, o perfil deste índice no estado do RN, visando o delineamento de estratégias de gestão. Como recurso metodológico, utilizou-se a estatística descritiva, além de um estudo comparativo entre as variáveis abrangendo o período de 2008 a 2011. Com os resultados apresentados, infere-se que uma gestão dos recursos destinados à saúde interfere diretamente no resultado do IDSUS, onde o planejamento e a destinação racional destes recursos podem promover um cenário de qualidade na saúde.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
- Resumo 149
- PDF (Português (Brasil)) 86